Imagem ilustrativa

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população devido à precipitação e neve, recomendando à população que tome medidas de prevenção como adoptar uma “condução defensiva”.

No aviso à população, a ANEPC alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio por eventual acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água e para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.

Tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Proteção Civil alerta para a possibilidade de inundações por “transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis” e de “estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem”.

“Existe ainda a possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento forte, bem como de afectação de infra-estruturas associadas às redes de comunicações e energia, e acidentes na orla costeira”, sublinha, alertando ainda para o “aumento do desconforto térmico na população, em especial pela conjugação da temperatura mínima baixa e do vento intenso”.

O IPMA prevê períodos de chuva no Minho durante a manhã, estendendo-se ao Norte e Centro a partir da tarde, com possibilidade de queda de neve acima de 1.400/1.600 metros (Serra da Estela), temporariamente acima de 1.000/1.200 metros na região Norte (Serra da Peneda Gerês), com acumulados até cinco centímetros de altura acima dos 1.600 metros.

O vento do quadrante oeste, soprará moderado a forte (até 50 km/h) a partir da tarde no litoral oeste, com rajadas até 70 km/h a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 90 km/h.

As previsões apontam ainda para a possibilidade de chuva com congelação junto ao solo acima dos 700/900 metros de altitude, em especial no Nordeste Transmontano e para tempo frio, com persistência de valores baixos de temperatura mínima, devido ao arrefecimento nocturno, há possibilidade de formação de gelo ou geada durante a madrugada em especial no interior.

Para segunda-feira, as previsões apontam para a continuação do tempo frio, havendo possibilidade de formação de gelo ou geada durante a madrugada em especial no interior, e para um aumento da agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste a Norte do Cabo Raso com 5 a 7 metros (com 12 a 14 metros de altura máxima), a sul do Cabo Raso com ondas de noroeste até 4 metros de altura em especial nos dias 28 e 29.

Face à situação meteorológica prevista, a Proteção Civil apela à população para adoptar “uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias”.

Pede ainda à população para não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, e para evitar a circulação em vias afectadas pela acumulação de neve.

Nas vias afectadas pela acumulação de neve, a ANEPC desaconselha viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e, no que respeita ao mar, para não praticarem desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima, e a pesca desportiva.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…