A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou hoje mensagens por telemóvel (SMS) às populações residentes nos quatro distritos em estado de alerta vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para os informar da situação de risco extremo de incêndios rurais.

O sistema de aviso preventivo por SMS foi accionado devido à activação do estado de alerta especial de nível vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, nos distritos de Castelo Branco, Évora, Portalegre e Santarém e do prolongamento da declaração da situação de alerta determinada pelos ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática, refere a ANEPC, em comunicado.

A Proteção Civil precisa que o sistema de aviso preventivo por SMS foi enviado para informar os cidadãos sobre a situação de risco extremo de incêndios rurais e dos cuidados a ter.

Segundo a Proteção Civil, o SMS foi enviado pelas operadoras móveis a partir das 09:00 e a mensagem foi enviada em português e inglês.

“Risco extremo de incêndio rural. Fique atento. Proibido o uso do fogo. Em caso de duvida: 800 246 246 ou www.prociv.pt / ANEPC”, refere o SMS.

Portugal está em situação de alerta devido ao “significativo agravamento do risco de incêndio rural” até hoje à noite.

No âmbito do reforço da monitorização e o grau de prontidão do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), o estado de alerta especial vermelho significa que o grau de risco é extremo por existir a possibilidade da ocorrência de fenómenos “de intensidade excepcional, dos quais é muito provável que resultem danos muito relevantes e uma redução muito significativa da segurança das pessoas, podendo ameaçar a sua integridade física ou mesmo a vida, numa vasta área”.

Leia também...

Santarém entre os distritos com gasolina e gasóleo mais barato

Os preços médios da gasolina e do gasóleo simples em Portugal aumentaram 3,2% em Julho face a Junho, com a gasolina a subir pelo…

1.º Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo já tem vencedores

Já são conhecidos os vencedores da primeira edição do ‘Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo’, iniciativa promovida pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo,…

Tomar Ciclável prevê investimento de 1,8 milhões de euros

A Câmara de Tomar apresenta hoje o projecto de construção de uma ciclovia que vai ligar o centro da cidade ao Instituto Politécnico, num…

Orçamento de 11,9 ME para 2019 aprovado por unanimidade no Sardoal

A discussão do Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2019 fez “história” em Sardoal, com o documento a ser aprovado por unanimidade,…