A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou hoje mensagens por telemóvel (SMS) às populações residentes nos quatro distritos em estado de alerta vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para os informar da situação de risco extremo de incêndios rurais.

O sistema de aviso preventivo por SMS foi accionado devido à activação do estado de alerta especial de nível vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, nos distritos de Castelo Branco, Évora, Portalegre e Santarém e do prolongamento da declaração da situação de alerta determinada pelos ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática, refere a ANEPC, em comunicado.

A Proteção Civil precisa que o sistema de aviso preventivo por SMS foi enviado para informar os cidadãos sobre a situação de risco extremo de incêndios rurais e dos cuidados a ter.

Segundo a Proteção Civil, o SMS foi enviado pelas operadoras móveis a partir das 09:00 e a mensagem foi enviada em português e inglês.

“Risco extremo de incêndio rural. Fique atento. Proibido o uso do fogo. Em caso de duvida: 800 246 246 ou www.prociv.pt / ANEPC”, refere o SMS.

Portugal está em situação de alerta devido ao “significativo agravamento do risco de incêndio rural” até hoje à noite.

No âmbito do reforço da monitorização e o grau de prontidão do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), o estado de alerta especial vermelho significa que o grau de risco é extremo por existir a possibilidade da ocorrência de fenómenos “de intensidade excepcional, dos quais é muito provável que resultem danos muito relevantes e uma redução muito significativa da segurança das pessoas, podendo ameaçar a sua integridade física ou mesmo a vida, numa vasta área”.

Leia também...

PSP esclarece dúvidas sobre armas e explosivos em viatura itinerante

O Comando Distrital da PSP de Santarém vai realizar, durante o mês de Outubro e Novembro, várias acções de atendimento móvel relativas a armas…

Suspeito de matar idosa em roubo violento detido em França mais de seis anos após cometer crime

Um homem, de 58 anos de idade, que está fortemente indiciado pela autoria de um roubo agravado em 2013, que vitimou mortalmente uma mulher…

Dois homens detidos por furto de pinhas em Pontével

Dois homens, de 31 e 51 anos, foram detidos na passada terça-feira, 19 de Fevereiro, por furto de pinhas num campo agrícola, em Pontével,…

Hospital de Santarém refuta críticas dos enfermeiros quanto à progressão na carreira

A Administração do Hospital de Santarém refutou as críticas do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) sobre uma alegada falta de enfermeiros naquele hospital e…