A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou hoje mensagens por telemóvel (SMS) às populações residentes nos quatro distritos em estado de alerta vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para os informar da situação de risco extremo de incêndios rurais.

O sistema de aviso preventivo por SMS foi accionado devido à activação do estado de alerta especial de nível vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, nos distritos de Castelo Branco, Évora, Portalegre e Santarém e do prolongamento da declaração da situação de alerta determinada pelos ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática, refere a ANEPC, em comunicado.

A Proteção Civil precisa que o sistema de aviso preventivo por SMS foi enviado para informar os cidadãos sobre a situação de risco extremo de incêndios rurais e dos cuidados a ter.

Segundo a Proteção Civil, o SMS foi enviado pelas operadoras móveis a partir das 09:00 e a mensagem foi enviada em português e inglês.

“Risco extremo de incêndio rural. Fique atento. Proibido o uso do fogo. Em caso de duvida: 800 246 246 ou www.prociv.pt / ANEPC”, refere o SMS.

Portugal está em situação de alerta devido ao “significativo agravamento do risco de incêndio rural” até hoje à noite.

No âmbito do reforço da monitorização e o grau de prontidão do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), o estado de alerta especial vermelho significa que o grau de risco é extremo por existir a possibilidade da ocorrência de fenómenos “de intensidade excepcional, dos quais é muito provável que resultem danos muito relevantes e uma redução muito significativa da segurança das pessoas, podendo ameaçar a sua integridade física ou mesmo a vida, numa vasta área”.

Leia também...

Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20h00 de hoje e até às 23h59 de 30 de Maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às…

Antigo comandante da GNR de Alpiarça condenado a nove meses de prisão efectiva

O antigo comandante do posto da GNR de Alpiarça foi hoje condenado pelo Tribunal de Santarém a nove meses de prisão efetiva pelo crime…

João Moreira – Um Amigo Sábio!

A 7 de Dezembro de 2017 recebíamos a notícia que menos gostaríamos que nos dessem – tinha morrido o João Moreira. Bem sabemos que…

Mais de 9.500 hectares arderam em Vila de Rei e Mação

O incêndio nos concelhos de Vila de Rei e Mação consumiu mais de 9.500 hectares de florestais, cerca de metade da área ardida deste…