O comando da Força Especial de Emergência e Proteção Civil (FEPC) está a desde a passada sexta-feira, 21 de Fevereiro, sediado em Almeirim, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em comunicado.

Fonte daquela estrutura esclareceu que para já foi para Almeirim a estrutura de comando, seguindo-se mais tarde toda a força.

A transferência da Comando da FEPC para o distrito de Santarém resulta da reorganização da ANEPC e da implementação da sua nova estrutura orgânica, que define cinco comandos regionais (CREPC) e Almeirim foi escolhida como sede do CREPC de Lisboa e Vale do Tejo.

O novo complexo de edifícios afectos à Proteção Civil em Almeirim integra também a base da FEPC, a Unidade de Reserva Logística Nacional e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Esta transferência do comando da FEPC de Lisboa para Almeirim, cujas redes viárias permitem a projecção rápida para qualquer zona do país devido à sua centralidade, permite gerar, segundo a Proteção Civil, “as sinergias relativamente à ligação entre as áreas da gestão operacional e da logística.

“A medida permite ainda reforçar a capacidade de actuação da ANEPC, ao contribuir para o incremento da rede de protecção e socorro no território nacional”, acrescenta.

Por outro lado, com o previsto recrutamento de 250 novos operacionais para a Força Especial de Protecção Civil e a regulamentação da sua estrutura e organização internas, esta deslocalização ajuda a robustecer essa Força Especial, acrescenta a ANEPC.

Leia também...

PSP divulga radares para o mês de Setembro

O Comando Distrital da PSP de Santarém divulgou, recentemente, a localização das fiscalizações rodoviárias com radar até final do mês de Setembro. Esta terça-feira,…

Médio Tejo avançam com testes em lares, bombeiros e forças de segurança

Os 13 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo vão avançar para a realização de dois mil testes à covid-19 junto dos profissionais…

Santarém recebe parceiros do Projecto Internacional BE.Safe

Santarém recebeu ontem, 6 de Fevereiro, parceiros do Projecto Internacional BE. Safe – projecto que tem como objectivo capacitar os educadores que trabalham com…

Empresa com 30 casos vai fechar para testar todos funcionários

Cerca de 30 trabalhadores de uma empresa de produtos alimentares na Azambuja, estão infectados com covid-19 e a fábrica vai ser fechada este sábado.…