O comando da Força Especial de Emergência e Proteção Civil (FEPC) está a desde a passada sexta-feira, 21 de Fevereiro, sediado em Almeirim, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em comunicado.
Fonte daquela estrutura esclareceu que para já foi para Almeirim a estrutura de comando, seguindo-se mais tarde toda a força.
A transferência da Comando da FEPC para o distrito de Santarém resulta da reorganização da ANEPC e da implementação da sua nova estrutura orgânica, que define cinco comandos regionais (CREPC) e Almeirim foi escolhida como sede do CREPC de Lisboa e Vale do Tejo.
O novo complexo de edifícios afectos à Proteção Civil em Almeirim integra também a base da FEPC, a Unidade de Reserva Logística Nacional e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
Esta transferência do comando da FEPC de Lisboa para Almeirim, cujas redes viárias permitem a projecção rápida para qualquer zona do país devido à sua centralidade, permite gerar, segundo a Proteção Civil, “as sinergias relativamente à ligação entre as áreas da gestão operacional e da logística.
“A medida permite ainda reforçar a capacidade de actuação da ANEPC, ao contribuir para o incremento da rede de protecção e socorro no território nacional”, acrescenta.
Por outro lado, com o previsto recrutamento de 250 novos operacionais para a Força Especial de Protecção Civil e a regulamentação da sua estrutura e organização internas, esta deslocalização ajuda a robustecer essa Força Especial, acrescenta a ANEPC.