A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 40 ocorrências relacionadas com o vento forte, a maioria quedas de árvores, mas sem causarem vítimas.

“Tivemos 40 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores e de estruturas. Os distritos mais afetados foram Lisboa, Setúbal, Santarém e Faro”, adiantou à agência Lusa, Elísio Pereira da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com Elísio Ferreira, no Algarve foram registadas 12 ocorrências, em Lisboa oito, Setúbal e Santarém cada um com seis e as restantes distribuídas por outros distritos do continente.

“A circulação ferroviária na Linha do Sul em Grândola, que estava suspensa desde quarta-feira devido à queda de uma árvore, foi entretanto retomada”, disse.

Portugal continental está desde quarta-feira sob os efeitos da passagem da superfície frontal fria associada à depressão Ivo, com chuva, vento e agitação marítima fortes.

Por causa do mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho os distritos de Leiria, Lisboa e Faro (até às 09:00 de hoje) bem como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal e Beja a laranja (até às 15:00 de hoje) por causa da agitação marítima.

Devido à ondulação, as barras de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Cascais e Portimão estão fechadas a toda a navegação.

As barras de Viana do Castelo e Leixões estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 30 e 24 metros, respetivamente.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo até à tarde de hoje por causa do vento forte de noroeste, com rajadas até 80/90 quilómetros por hora na faixa costeira.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

Líder do PSD diz que projecto de Aeroporto com localização em Santarém “deve ser ponderado”

O presidente do PSD admitiu que pode haver condições para “uma convergência…

Obras emblemáticas de Roque Gameiro em Minde até 31 de Dezembro

O Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde, Alcanena, acolhe, até 31…

Festival da Sopa da Pedra repetiu sucesso com casa cheia

Milhares de pessoas passaram este ano pelo Parque das Tílias, junto à…

Obra de 1,1 milhões de euros coloca saneamento básico nos 97% em Vila Nova da Barquinha

A Câmara de Vila Nova da Barquinha consignou por 1,1 ME uma…