A Proteção Civil alertou para o aumento do risco de incêndios rurais, em especial nas regiões do sul e do interior norte e centro, devido ao vento e subida da temperatura previstos para os próximos dias.

Num aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dá conta de um “aumento das condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, em especial nas regiões do Sul e do interior centro e norte.

Segundo a ANEPC, que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias uma intensificação gradual do vento e uma subida da temperatura máxima, com maior incidência na região Sul e no Vale do Tejo.

Para os próximos dias está prevista uma humidade relativa do ar entre 15% e 30%, em especial no interior, subida gradual da temperatura máxima e noites tropicais, bem como vento a soprar até 30 quilómetros por hora a partir da tarde e até 40 quilómetros nas terras altas.

“Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento do índice de risco de incêndio”, refere a ANEPC.

Fonte da Proteção Civil avançou à Lusa que o distrito de Santarém está a partir das 00h00 de terça-feira e até às 24h00, em estado de alerta especial laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao perigo de incêndio rural.

Os distritos de Aveiro, Braga, Bragança Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, vão estar, no mesmo período, em estado de alerta especial amarelo.

No comunicado, a ANEPC recorda que, até 30 de Setembro, é proibido fazer queimas e queimadas, utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais, lançar balões de mecha acesa e foguetes e uso de fogo-de-artifício.

Leia também...

Últimos testes de surto em aviário de Tomar deram negativo

Os resultados dos últimos 11 testes efectuados no âmbito de um surto num aviário de Tomar “deram todos negativo”, segundo a delegada de Saúde…

Ex-EPC vai receber serviços do Ministério Público

A ex-Escola Prática de Cavalaria (EPC) vai receber a transferência dos serviços do Ministério Público, como o DIAP, e do Juízo de Instrução Criminal…

Exposição de Desenho e Gravura “Mudanças de Estação” de Joana Geraldes

A Galeria Municipal do Entroncamento, acolhe entre os dias 19 e 31 de janeiro, a exposição de desenho e gravura “Mudanças de Estação” de…

Prazo para requerer abertura de instrução no caso de Tancos alargado pelo juiz até 25 de Novembro

O prazo para os arguidos que foram acusados no caso de Tancos pedirem a abertura da fase de instrução do processo foi alargado até…