A Protecção Civil registou nas últimas 16 horas perto de 200 ocorrências, a maioria relacionada com quedas de árvores e inundações, sobretudo no distrito de Lisboa e Setúbal, disse hoje fonte do organismo.

Em declarações à Lusa esta manhã, José Costa, oficial de serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANPC), explicou que entre as 16:00 de sábado e as 08:00 de hoje, foram registadas 199 ocorrências em Portugal Continental.

A maioria, 73, está relacionada com quedas de árvores, seguida de inundações (72), limpezas de via (25), quedas de estrutura (21), movimentos de massa (terra, sete) e um salvamento terrestre, enumerou.

De acordo com o responsável, os distritos mais afectados foram Lisboa, com 85 ocorrências, Setúbal, com 31, Faro, com 21, Santarém 12 e Beja, com 11.

Estiveram envolvidos 803 operacionais apoiados por 263 meios.

Às 09:00 terminaram os avisos amarelos decretados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera para os distritos de Lisboa e Setúbal relacionados com a agitação marítima e também terminou o aviso amarelo que vigorava para o distrito de Faro devido ao vento forte.

“Não estão previstos mais avisos durante o dia de hoje, voltando só durante a noite, para a precipitação em vários distritos do país”, adiantou.

Contactada pela Lusa, fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa revelou que a noite “foi calma, sem registo de grandes ocorrências”.

De acordo com a página do IPMA, os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Porto, Guarda, Vila Real e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 12:00 de segunda-feira, dia 12, por previsão de precipitação por vezes forte e persistente.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC) decretou no sábado o estado de alerta especial de nível amarelo para o todo dispositivo do continente, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao agravamento das condições meteorológicas.

Na noite de quarta-feira, vários túneis da cidade de Lisboa ficaram inundados devido à chuva intensa que afectou também os municípios de, Loures, Odivelas, Amadora e Oeiras. Na noite passada, por precaução, os três túneis rodoviários na Avenida João XXI, Campo Grande e Entrecampos, em Lisboa, foram encerrados por causa da chuva.

Várias inundações cortaram estradas, acessos a estações de transporte e danificaram estabelecimentos comerciais, habitações e veículos, causando elevados prejuízos. Há a registar a morte de uma mulher em Algés, no concelho de Oeiras.

Leia também...

Agriloja abre novo espaço no Cartaxo

A freguesia de Vila Chã de Ourique conta, desde ontem, dia 30 de Setembro, com uma nova unidade da rede Agriloja. Das plantas ornamentais…

Mais de 50 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de oito distritos estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar…

UTIS celebra o Natal em Festa

A Universidade da Terceira Idade de Santarém celebrou o Natal, na tarde de quinta-feira, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, numa festa onde…

Santarém empenhada e crente em “argumentos sólidos” para ter aeroporto no concelho

O presidente da Câmara de Santarém declarou “total” empenho do município na construção do novo aeroporto no concelho e disse acreditar que esta será…