A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) afirmou hoje que “regista positivamente” a afirmação da ministra da Cultura sobre o regresso das touradas na próxima fase do plano de desconfinamento, que arranca a 03 de Maio.

Numa entrevista publicada hoje no Diário de Notícias, a ministra da Cultura, Graça Freitas, quando questionada sobre se a reabertura das praças de touros poderá acontecer a 03 de Maio, respondeu que é essa a previsão.

“É o que está previsto, neste momento, no plano de desconfinamento”, disse a governante, citada pelo jornal.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado, a ProToiro disse que “regista positivamente” esta declaração da ministra, mas lamentou, no entanto, a “discriminação” do sector no decorrer da fase de desconfinamento que teve início na última segunda-feira.

A Federação Portuguesa de Tauromaquia realizou um protesto, na quinta-feira, em frente ao Campo Pequeno, em Lisboa, em que acusou o Governo de discriminar a actividade tauromáquica e exigiu ainda a reabertura dos espectáculos no início de Maio.

A ProToiro revelou ainda, no comunicado divulgado hoje, ter sido informada pelo Ministério da Cultura de que “já estão em análise” as alterações propostas pelo sector à normativa da Direção-Geral da Saúde (DGS) para os espectáculos tauromáquicos.

O objectivo da tutela é que estas alterações “estejam prontas para a retoma a 03 de Maio”, afiançou a federação.

As alterações pedidas pelo sector consistem no “aumento da lotação de 50% em todas as praças de toiros” no arranque da actividade, “aumentando a lotação assim que possível”, com o decréscimo de infecções pela covid-19 e aumento da vacinação.

O “cancelamento” da realização obrigatória de testes aos forcados e a “possibilidade de permanência” dos artistas e profissionais na trincheira (entre tábuas) durante as lides são outras das medidas reivindicadas.

“O processo de negociação destas alterações vai decorrer durante a próxima semana e a ProToiro, com as associações que a constituem, tudo fará para que as propostas possam ser atendidas pela DGS”, disse a federação.

PUBLICIDADE
Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…