A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) afirmou hoje que “regista positivamente” a afirmação da ministra da Cultura sobre o regresso das touradas na próxima fase do plano de desconfinamento, que arranca a 03 de Maio.

Numa entrevista publicada hoje no Diário de Notícias, a ministra da Cultura, Graça Freitas, quando questionada sobre se a reabertura das praças de touros poderá acontecer a 03 de Maio, respondeu que é essa a previsão.

“É o que está previsto, neste momento, no plano de desconfinamento”, disse a governante, citada pelo jornal.

Em comunicado enviado, a ProToiro disse que “regista positivamente” esta declaração da ministra, mas lamentou, no entanto, a “discriminação” do sector no decorrer da fase de desconfinamento que teve início na última segunda-feira.

A Federação Portuguesa de Tauromaquia realizou um protesto, na quinta-feira, em frente ao Campo Pequeno, em Lisboa, em que acusou o Governo de discriminar a actividade tauromáquica e exigiu ainda a reabertura dos espectáculos no início de Maio.

A ProToiro revelou ainda, no comunicado divulgado hoje, ter sido informada pelo Ministério da Cultura de que “já estão em análise” as alterações propostas pelo sector à normativa da Direção-Geral da Saúde (DGS) para os espectáculos tauromáquicos.

O objectivo da tutela é que estas alterações “estejam prontas para a retoma a 03 de Maio”, afiançou a federação.

As alterações pedidas pelo sector consistem no “aumento da lotação de 50% em todas as praças de toiros” no arranque da actividade, “aumentando a lotação assim que possível”, com o decréscimo de infecções pela covid-19 e aumento da vacinação.

O “cancelamento” da realização obrigatória de testes aos forcados e a “possibilidade de permanência” dos artistas e profissionais na trincheira (entre tábuas) durante as lides são outras das medidas reivindicadas.

“O processo de negociação destas alterações vai decorrer durante a próxima semana e a ProToiro, com as associações que a constituem, tudo fará para que as propostas possam ser atendidas pela DGS”, disse a federação.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…