A Concelhia do PS de Santarém considera “necessário aferir as responsabilidades técnicas e administrativas do procedimento de contratação” do skate parque instalado no antigo campo da Feira, em Santarém.
Em comunicado, a Concelhia, considera ainda ser “essencial que se avalie as responsabilidades políticas pela decisão de contratação, instalação e funcionamento deste novo Skate Parque em Santarém”.
De acordo com a decisão do presidente da Câmara Municipal de Santarém de instaurar um processo de inquérito à contratação, o PS diz que “irá aguardar” os resultados desse inquérito, para de seguida “avaliar quais as responsabilidades devem ser assumidas por todos os intervenientes no processo”.
No mesmo comunicado, emitido ontem, a Concelhia Socialista de Santarém refere que o skate parque “não é considerado como prioritário para Santarém, nem faz parte dos compromissos políticos ou estratégicos assumidos no acordo pós-eleitoral de governação do Município de Santarém para o mandato 2021/2025, celebrado entre o PS e o PSD”, tanto mais que diz tratar-se de “uma infra-estrutura provisória”, até à criação de “um novo e definitivo espaço” para a prática do skateboarding.
“Todo este novo equipamento desportivo, foi adquirido com base num procedimento de consulta prévia, para Aquisição e Instalação de rampas movíveis para a prática de skatebording, através do factor preço, num contracto de 74.998,00€, adjudicado a uma pessoa individual”, pode ler-se no comunicado, considerando o PS de Santarém “fundamental avaliar no âmbito do contracto de aquisição e respectivo caderno de encargos quais as responsabilidades do fornecedor, quer ao nível da recepção dos elementos, como da conformidade e garantia técnica, garantia da continuidade de fabrico, e ainda responsabilidade do co-contratante”, conclui o comunicado.
Skate parque encerrado
Depois da polémica instalada, sobretudo nas redes sociais, sobre os custos do novo skate parque, instalado no antigo Campo da Feira, frente à Casa do Campino, em Santarém, a autarquia scalabitana decidiu colocar uma placa à entrada do parque, proibindo a sua utilização.
A decisão da autarquia prende-se com a intenção de abrir um processo de inquérito ao procedimento de adjudicação e construção daquele parque.
A inauguração do novo Skate Parque de Santarém decorreu no passado dia 12. A iniciativa incluiu-se na celebração do Dia Internacional da Juventude e contou ainda com a apresentação de um mural e várias actividades no âmbito da 1ª Edição do “Scalabis Youth Days”.
Ao ‘Correio do Ribatejo’’, Artur Casaca, mentor do projecto, assegurou que “todas as rampas são inovadoras no ponto de vista estético”, porque “dialogam” com o mural.
O espaço pretende realçar o país e a região do Ribatejo através do mural e da utilização de alpinina, uma pedra portuguesa considerada a melhor a utilizar para praticar a modalidade.
Na passada sexta-feira (dia 18) a Câmara Municipal de Santarém isolou o local, proibindo a utilização do espaço inaugurado seis dias antes.