Os alunos do ensino profissional que frequentam escolas públicas estão excluídos do programa de distribuição de equipamentos informáticos ao estudantes do ensino secundário que muito provavelmente vão passar a ter aulas à distância. Os deputados do PSD que integram a Comissão de Educação entregaram esta tarde uma iniciativa parlamentar que visa corrigir precisamente essa situação.

Duarte Marques, primeiro subscritor da iniciativa, acusa o Governo de “ter sido incompetente na distribuição dos computadores pelos alunos do regime geral, que só vão os receber no final de Março, mas nunca pensei que tivessem sido negligentes ao ponto de se terem esquecido daqueles que frequentam o profissional”.

“Recordo que a maioria dos agrupamentos de escolas têm hoje este sistema de ensino de dupla certificação. Em Portugal 27% dos estudantes do ensino público optam por esta via igualmente importante”, destaca o deputado.

No texto da iniciativa, os deputados do PSD recordam que a “suspensão das actividades presenciais nas ofertas formativas de dupla certificação foi englobada nas medidas gerais que se aplicaram a todo o ensino básico e secundário. O ensino profissional é baseado numa rede de ofertas formativas que é constituído por escolas públicas e privadas que prestam um serviço público de educação”.

“Assim não se compreende que os alunos carenciados que frequentam o ensino profissional não estejam abrangidos pelas medidas previstas na “universalização da Escola digital”, refere a iniciativa.

Duarte Marques lembra que “o Governo não pode suspender as actividades lectivas de todos os estudantes e garantir apenas condições para o ensino à distância aos que seguem os cursos gerais discriminando os do ensino profissional quando estes representam 27% do tal dos alunos do ensino público”

No entender dos deputados do PSD subscritores desta Pergunta Parlamentar, é uma tremenda injustiça excluir estes alunos do programa Escola Digital e compete ao Ministério da Educação corrigir o mais rápido possível esta tremenda injustiça.

Leia também...

Câmara de Santarém modifica regulamento de Acção Social Escolar

A Câmara Municipal de Santarém vai iniciar o procedimento de alteração do…

Almeirim assegura refeições escolares no Verão

De acordo com o que já vem sendo habitual, o Município de…

Escolas INSIGNARE colocam 508 alunos em estágio

No início do próximo mês, 317 alunos dos 2º e 3º anos…

Escolas com intervalos mais curtos, alunos a ajudar a limpar salas e cantinas com ‘take away’

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar…