Centro Qualifica da EPVT alargou rede regional de itinerâncias

O Centro Qualifica (CQ) da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) assinou, a 14 de Maio, no auditório da EPVT, dez protocolos de cooperação institucional com várias entidades do distrito de Santarém.

No âmbito da Educação e Formação de Adultos, foram assinadas parcerias com a Câmara Municipal de Almeirim, União de Freguesias de Santarém, Águas de Santarém, Junta de Freguesia de Pernes, Junta de Freguesia de Alpiarça, Associação para o Desenvolvimento de Alpiarça, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Universidade da Terceira Idade de Santarém e Universidade Aberta, através do Centro Local de Aprendizagem (CLA) de Coruche.

O objectivo destas parcerias é alargar a rede regional de itinerâncias, permitindo que alunos adultos terminem o ensino básico e secundário.

A cerimónia protocolar foi presidida por Maria Salomé Rafael, presidente do conselho de administração da Escola Profissional do Vale do Tejo, entidade promotora do Centro Qualifica.

O coordenador do Centro Qualifica foi o primeiro a usar da palavra. Mário Gonçalves começou por recordar que o CQ iniciou funções no dia 01 de Setembro de 2017 e, desde então, já tem quase 250 adultos inscritos. Lembrou que “além do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competência, o Centro Qualifica encaminha adultos para outras modalidades de formação”. Está previsto também o estabelecimento de protocolos com Grupo Jerónimo Martins, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, GNR e PSP de Santarém, também presentes na cerimónia.

A presidente do conselho administração da EPVT referiu que a qualificação é muito importante, pois alicerça as empresas e a economia do país. Maria Salomé Rafael lembrou também que “esta é uma aposta que considera ser válida para Santarém e concelhos limítrofes”. A responsável acrescentou que as itinerâncias feitas pelo Centro Qualifica da EPVT nas empresas, associações e autarquias locais permitem aos adultos a conclusão do ensino básico e secundário.” A ideia foi reforçada pelo vice-reitor para a aprendizagem ao longo da vida da Universidade Aberta. Domingos Caeiro lembrou que “tem conhecimento que centenas de alunos da sua universidade que terminaram as suas licenciaturas, mestrados e até doutoramentos, muitos deles vindos encaminhados pelos Centros Novas Oportunidades, os precursores dos atuais Centro Qualifica.

info, , , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS