O grupo parlamentar do PSD questionou hoje o Governo sobre a falta de condições no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), alertando para uma situação desde logo grave e que piorou com a pandemia da covid-19.

Numa pergunta dirigida à ministra da Justiça, os sociais-democratas referem que, de acordo com algumas notícias recentes, o TCRS “apenas tem uma sala para a realização de julgamentos, que ainda por cima é exígua e é partilhada pelas três magistradas” do tribunal.

Este quadro, continua o PSD, “tem causado sérios problemas e graves constrangimentos na realização de julgamentos, colocando em risco de prescrição processos que envolvem milhões de euros, com grave prejuízo para o Estado português”.

PUBLICIDADE

Este problema não é novo, mas foi agudizado pela actual pandemia da covid-19 e, por isso, o grupo parlamentar pede medidas urgentes, questionando o Governo sobre o que está a ser preparado para responder a esta falta de condições e quando será implementado.

“Importa que sejam urgentemente dadas condições condignas para que este tribunal possa exercer cabalmente a sua função, com a dignidade própria que os órgãos de soberania merecem”, sublinham.

Na mesma pergunta, os sociais-democratas pedem também um ponto de situação sobre a construção do Palácio da Justiça 3, em Santarém, sublinhando que o novo espaço “permitiria resolver o problema da falta de espaço nas instalações” do TCRS.

Por outro lado, o PSD quer ainda saber que outras necessidades infra-estruturais foram sinalizadas por outros tribunais no ano passado e qual a resposta do executivo nesses casos.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…

GNR detém dono de café por violação do confinamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, o dono de um…