O grupo parlamentar do PSD questionou hoje o Governo sobre a falta de condições no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), alertando para uma situação desde logo grave e que piorou com a pandemia da covid-19.

Numa pergunta dirigida à ministra da Justiça, os sociais-democratas referem que, de acordo com algumas notícias recentes, o TCRS “apenas tem uma sala para a realização de julgamentos, que ainda por cima é exígua e é partilhada pelas três magistradas” do tribunal.

Este quadro, continua o PSD, “tem causado sérios problemas e graves constrangimentos na realização de julgamentos, colocando em risco de prescrição processos que envolvem milhões de euros, com grave prejuízo para o Estado português”.

PUBLICIDADE

Este problema não é novo, mas foi agudizado pela actual pandemia da covid-19 e, por isso, o grupo parlamentar pede medidas urgentes, questionando o Governo sobre o que está a ser preparado para responder a esta falta de condições e quando será implementado.

“Importa que sejam urgentemente dadas condições condignas para que este tribunal possa exercer cabalmente a sua função, com a dignidade própria que os órgãos de soberania merecem”, sublinham.

Na mesma pergunta, os sociais-democratas pedem também um ponto de situação sobre a construção do Palácio da Justiça 3, em Santarém, sublinhando que o novo espaço “permitiria resolver o problema da falta de espaço nas instalações” do TCRS.

Por outro lado, o PSD quer ainda saber que outras necessidades infra-estruturais foram sinalizadas por outros tribunais no ano passado e qual a resposta do executivo nesses casos.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Surto no CRIAL atinge todos os utentes residentes e já provocou um óbito

O Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) tem um surto activo…

Loja da Cavalinho assaltada no Centro Histórico de Santarém

A loja do Cavalinho foi alvo de um assalto na madrugada desta…