O projeto OficINa.Com da Associação r.INseRIR – ‘Oficinas Para Todos E Para Cada Um’, sediada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi distinguido com o Prémio BPI “la Caixa” Capacitar, no valor de 28.670 euros.

Este projecto tem como foco a dinamização de projectos de reabilitação psicossocial para pessoas com doença mental mobilizando a arte como ferramenta terapêutica, foi distinguido com o Prémio BPI “la Caixa” Capacitar, no valor de 28.670 euros.

Carla Ferreira, enfermeira especialista e coordenadora do OficINa.Com, explica que “o prémio permitirá a dinamização de oficinas de arte e a reciclagem de móveis que fizeram parte da história e do espólio do HDS, assim como a aquisição de equipamentos informáticos e um programa de reabilitação cognitiva, uma vez que a doença mental é geradora de défices cognitivos”.

“Através da utilização de um Sistema Informático inovador, ‘RehaCom’, será possível os participantes desenvolverem as competências artísticas associadas à reabilitação cognitiva”, desenvolve.

“Esta dupla vertente de intervenção num único espaço possibilitará uma intervenção ímpar na capacitação e inclusão da pessoa com doença mental”, acrescenta.

O OficINa.Com surge como desenvolvimento do projeto OficINa, financiado pelo Programa de Responsabilidade Social – Fidelidade Comunidade no valor de 47.500 euros, que prevê a construção até ao início de 2021 de um novo edifício contíguo ao Serviço de Psiquiatria do HDS. O objectivo é “dar respostas de inclusão socioprofissional e a desmistificação da barreira do estigma associado à doença mental”.

Leia também...

Almeirim terá nova Unidade de Saúde em 2025

O concelho de Almeirim vai ter, em março de 2025, uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) que vai “garantir cobertura total de médicos…

Autarca de Santarém ameaça ir para a porta do Ministério da Saúde se reunião não for agendada

O presidente da Câmara de Santarém voltou hoje a lamentar que o ministro da Saúde não tenha marcado ainda a reunião solicitada há meses…

Surto em lar ilegal obriga a transferência de utentes em Salvaterra de Magos

Um surto de covid-19 num “lar ilegal” em Salvaterra de Magos infectou “cerca de quatro dezenas de pessoas”, entre utentes e funcionários, tendo os…

ACES Médio Tejo precisa de 31 médicos de família para servir 24% da população

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo tem atualmente 24% da população sem médico de família atribuído, cerca de 55 mil…