O projeto OficINa.Com da Associação r.INseRIR – ‘Oficinas Para Todos E Para Cada Um’, sediada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi distinguido com o Prémio BPI “la Caixa” Capacitar, no valor de 28.670 euros.

Este projecto tem como foco a dinamização de projectos de reabilitação psicossocial para pessoas com doença mental mobilizando a arte como ferramenta terapêutica, foi distinguido com o Prémio BPI “la Caixa” Capacitar, no valor de 28.670 euros.

Carla Ferreira, enfermeira especialista e coordenadora do OficINa.Com, explica que “o prémio permitirá a dinamização de oficinas de arte e a reciclagem de móveis que fizeram parte da história e do espólio do HDS, assim como a aquisição de equipamentos informáticos e um programa de reabilitação cognitiva, uma vez que a doença mental é geradora de défices cognitivos”.

“Através da utilização de um Sistema Informático inovador, ‘RehaCom’, será possível os participantes desenvolverem as competências artísticas associadas à reabilitação cognitiva”, desenvolve.

“Esta dupla vertente de intervenção num único espaço possibilitará uma intervenção ímpar na capacitação e inclusão da pessoa com doença mental”, acrescenta.

O OficINa.Com surge como desenvolvimento do projeto OficINa, financiado pelo Programa de Responsabilidade Social – Fidelidade Comunidade no valor de 47.500 euros, que prevê a construção até ao início de 2021 de um novo edifício contíguo ao Serviço de Psiquiatria do HDS. O objectivo é “dar respostas de inclusão socioprofissional e a desmistificação da barreira do estigma associado à doença mental”.

Leia também...

Profissionais do CHMT lideram Comissão Nacional de Cuidados Paliativos

Rui Silva, médico coordenador dos Cuidados Paliativos no Centro Hospitalar do Médio Tejo, foi nomeado presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos. Também a…

Infestação de ratos e baratas na Unidade de Saúde de Salvaterra de Magos

Bloco de Esquerda denunciou falta de condições.

Vacinação de pessoas entre os 18 e os 29 anos arranca hoje

As pessoas entre os 18 e os 29 anos começam hoje a ser vacinadas contra a covid-19 por ordem decrescente de idade, segundo a…

Centro de testagem de Santarém com grande afluência mas com algumas queixas dos utentes (c/vídeo)

Em funcionamento entre as 9h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira.