O Comando Distrital da PSP de Santarém, através do seu Núcleo de Armas e Explosivos (NAE), realizou, na passada semana, uma ação de fiscalização a um operador económico no âmbito da operação nacional “Armeiros em Segurança”, refere a força de segurança em comunicado.
De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), a fiscalização teve como objetivo “verificar o cumprimento da legislação em vigor relativa ao fabrico, armazenamento, comercialização, uso e transporte de substâncias explosivas”, competências estas que estão sob responsabilidade exclusiva do NAE.
Segundo a nota de imprensa “no decurso da ação foram apreendidas 30 armas de diferentes classes e 245 munições de vários calibres”, tendo sido ainda apreendido “o alvará do operador em causa, devido a infrações generalizadas às normas legais aplicáveis ao exercício da atividade de armeiro”. Foi também levantado um auto de notícia por contraordenação.
Com esta operação, a PSP “visa sensibilizar os armeiros e demais operadores económicos para a importância do rigoroso cumprimento dos normativos legais em vigor”, contribuindo para “o aumento da segurança no comércio de armas e munições em território nacional”, sublinha a força de segurança.