O Comando Distrital de Santarém da PSP, através do Núcleo de Armas e Explosivos e das Esquadras territoriais, realizou diversas ações de fiscalização a operadores económicos de artigos de pirotecnia, sediados no distrito de Santarém. Anunciou hoje, a força de segurança em comunicado.

Segundo a nota informativa, foram apreendidos 7 095 artigos pirotécnicos, os quais se encontravam em incumprimento com a legislação em vigor, no que concerne à sua comercialização.

O objetivo da fiscalização passou por garantir o cumprimento das normas legais relativas à segurança no comércio de artigos pirotécnicos, bem como prevenir a ocorrência de acidentes associados ao seu uso indevido, “protegendo a integridade física das pessoas e a segurança de bens”, refere a PSP.

A força de segurança relembra que a aquisição e utilização de artigos pirotécnicos deve respeitar rigorosamente a legislação em vigor e a manipulação destes artigos sem formação adequada e fora dos parâmetros legais pode constituir perigo sério para utilizadores e terceiros, resultando em responsabilidade contraordenacional ou criminal.

A PSP apela ainda à população, a adoção de comportamentos responsáveis, privilegiando a segurança e contribuindo para a prevenção de acidentes associados ao uso indevido de pirotecnia, sendo que qualquer situação suspeita relacionada com a venda ou utilização irregular da mesma, deve ser comunicada às forças de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Município de Torres Novas dinamiza passeio interpretativo ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

O Município de Torres Novas, com apoio técnico da associação 30POR1Linha, irá promover, no próximo dia 16 de Abril, um passeio interpretativo no Parque…

Partido Socialista vence em Almeirim

Joaquim Catalão do Partido Socialista venceu as eleições para a Câmara de Almeirim, com 58,98% dos votos, superando o Chega (21,29%) e a coligação…

Mais de 60 concelhos em perigo máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco e Portalegre estão hoje em perigo máximo de…

GNR sinalizou 10.251 casos de falta de limpeza de terrenos mas só aplica coimas após sábado

A Guarda Nacional Republicana registou este ano 10.251 sinalizações por falta de limpeza de terrenos agrícolas e florestais para prevenir fogos rurais, informou fonte…