A Câmara Municipal de Tomar denunciou às autoridades a ocorrência de mais uma descarga ilegal de efluentes no rio Nabão, detectada durante a madrugada de segunda-feira.

Após a autarquia denunciar o caso às autoridades, a Polícia de Segurança Pública fez deslocar ao local uma equipa para proceder à recolha de amostras no Rio Nabão “por suspeitas de crime ambiental”.

Segundo a Câmara de Tomar, para além da PSP, o caso foi denunciado ao SEPNA, à APA e à Tejo Ambiente. No momento da denúncia a autarquia requereu ainda que o problema seja tratado definitivamente e apelou também a que sejam aplicados os esforços possíveis por forma a implementar todas as medidas correctivas necessárias.

“Como tem sido habitual em circunstâncias anteriores, esta situação ocorreu com o aproveitamento das condições meteorológicas que se registaram, de forte precipitação, especialmente propícias à ocorrência destes crimes ambientais”, constata o município.

A autarquia alerta ainda que este tipo de descargas é “ilegais e provocam impactos muito significativos no curso de água e na sua envolvente, com consequências graves quer para o meio ambiente quer para a saúde pública”.

Leia também...

Câmara de Alcanena reúne com GNR para avaliar problemas ambientais

A presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, reuniu com a Guarda Nacional Republicana (GNR), no passado dia 22 de Outubro, para proceder…

Pandemia melhorou qualidade do ar e reduziu consumo de energia e emissões

Pandemia de covid-19 teve efeitos positivos no ambiente.

Santarém substitui árvores em risco de queda no Jardim da República e Portas do Sol

A Câmara de Santarém vai abater cinco exemplares arbóreos de Tília tomentosa, dois no Jardim das Portas do Sol, e três no Jardim da…

IPMA emite aviso amarelo para Santarém

O distrito de Santarém está sob aviso amarelo devido a forte precipitação entre as 18.00 e as 23:59 desta quinta-feira, 31 de Janeiro. O…