A Câmara Municipal de Tomar denunciou às autoridades a ocorrência de mais uma descarga ilegal de efluentes no rio Nabão, detectada durante a madrugada de segunda-feira.

Após a autarquia denunciar o caso às autoridades, a Polícia de Segurança Pública fez deslocar ao local uma equipa para proceder à recolha de amostras no Rio Nabão “por suspeitas de crime ambiental”.

Segundo a Câmara de Tomar, para além da PSP, o caso foi denunciado ao SEPNA, à APA e à Tejo Ambiente. No momento da denúncia a autarquia requereu ainda que o problema seja tratado definitivamente e apelou também a que sejam aplicados os esforços possíveis por forma a implementar todas as medidas correctivas necessárias.

“Como tem sido habitual em circunstâncias anteriores, esta situação ocorreu com o aproveitamento das condições meteorológicas que se registaram, de forte precipitação, especialmente propícias à ocorrência destes crimes ambientais”, constata o município.

A autarquia alerta ainda que este tipo de descargas é “ilegais e provocam impactos muito significativos no curso de água e na sua envolvente, com consequências graves quer para o meio ambiente quer para a saúde pública”.

Leia também...

TEJOAlive junta duas centenas de pessoas no lançamento do primeiro Biospot

Cerca de 200 pessoas fizeram o percurso de cerca de sete quilómetros, em caminhada e em canoa, numa ligação entre a Ribeira de Santarém…

Mês da enguia promove água da rede pública

A Águas do Ribatejo associou-se à 23ª edição do Mês da Enguia promovendo a sensibilização para o consumo da água da rede. Nas mesas…

Valnor iniciou higienizarão dos ecopontos na região

A empresa responsável pelo tratamento de lixo de 25 municípios de Castelo Branco, Portalegre e Santarém iniciou a higienização de todos os ecopontos existentes…

Utentes de Benavente questionam legalidade de “corte” do rio Sorraia

A Comissão de Utentes de Benavente manifestou esta quarta-feira, 17 de Julho, “apreensão pelos impactos ambientais na fauna e na flora” do rio Sorraia…