A Câmara Municipal de Tomar denunciou às autoridades a ocorrência de mais uma descarga ilegal de efluentes no rio Nabão, detectada durante a madrugada de segunda-feira.

Após a autarquia denunciar o caso às autoridades, a Polícia de Segurança Pública fez deslocar ao local uma equipa para proceder à recolha de amostras no Rio Nabão “por suspeitas de crime ambiental”.

Segundo a Câmara de Tomar, para além da PSP, o caso foi denunciado ao SEPNA, à APA e à Tejo Ambiente. No momento da denúncia a autarquia requereu ainda que o problema seja tratado definitivamente e apelou também a que sejam aplicados os esforços possíveis por forma a implementar todas as medidas correctivas necessárias.

“Como tem sido habitual em circunstâncias anteriores, esta situação ocorreu com o aproveitamento das condições meteorológicas que se registaram, de forte precipitação, especialmente propícias à ocorrência destes crimes ambientais”, constata o município.

A autarquia alerta ainda que este tipo de descargas é “ilegais e provocam impactos muito significativos no curso de água e na sua envolvente, com consequências graves quer para o meio ambiente quer para a saúde pública”.

Leia também...

Santarém inicia “Inventário da Estrutura Arbórea no Município”

O Município de Santarém vai dar início, esta semana, à elaboração do inventário da estrutura arbórea Municipal, no âmbito do projeto “Territórios Inteligentes –…

Águas do Ribatejo desafia consumidores a fechar a torneira durante uma hora no Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água celebra-se hoje.

PS questiona Governo sobre qualidade da água do rio Nabão

Os deputados do Partido Socialista(PS) enviaram uma pergunta a questionar sobre o estado do rio Nabão, face aos dados mais recentes da degradação da…

Ministro do Ambiente deve exigir explicações a homóloga espanhola por poluição no Tejo

O proTEJO considerou que o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, deve exigir explicações à sua homóloga espanhola devido à poluição…