Os cerca de 100 trabalhadores da antiga central a carvão do Pego, em Abrantes, podem a partir de hoje receber os vencimentos em atraso relativos a 2025, na sequência da publicação do respetivo despacho em Diário da República (DR).

A publicação em DR do despacho que aprova a alteração e atualização do Regulamento do Mecanismo de Compensação para uma Transição Justa para o ano 2025, é datada de 26 de fevereiro e entra em vigor um dia após a sua publicação, ou seja, hoje, quinta-feira, e “produz efeitos a 1 de janeiro de 2025”, pode ler-se no documento assinado pela Ministra do Ambiente e Energia (MAEN), Maria da Graça Carvalho.

“O mecanismo (…) prossegue os objetivos de uma transição justa, nomeadamente, na componente social e de proteção dos trabalhadores afetados pela transição para uma economia neutra em carbono”, refere o despacho.

Na quarta-feira, o sindicato representativo dos antigos trabalhadores da Central Termoelétrica do Pego, onde a produção de eletricidade a partir do carvão encerrou em 2021, havia alertado para a existência de dois meses de vencimento em atraso a cerca de 100 ex-trabalhadores, e apelado ao Governo para uma rápida resolução do problema [com a publicação do despacho que permitiria libertar as verbas], tendo feito notar um “contexto de emergência social” decorrente da situação.

No documento agora publicado em DR, o MAEN recorda que “a Central Termoelétrica do Pego, que recorria ao uso de carvão para a produção de eletricidade, encerrou a sua atividade a 30 de novembro de 2021, com implicações no emprego direto e indireto, junto das empresas prestadoras de serviços à Central, bem como na dinâmica económica do território onde se insere, pelo que importava mitigar os impactos socioeconómicos sobre os trabalhadores mais diretamente afetados”.

Nesse contexto, pode ler-se, “foi assim criado o ‘Mecanismo de compensação dos trabalhadores no quadro de uma transição justa’ dirigido aos trabalhadores e que tem como objetivo a manutenção do seu rendimento durante essa fase de transição”.

A mesma informação indica que, “considerando os prazos previstos para a completa implementação do projeto vencedor do procedimento concorrencial para atribuição de reserva de capacidade de injeção na rede elétrica de serviço público, que permitirá absorver parte destes trabalhadores, o apoio aos ex-trabalhadores da Central do Pego deverá manter-se em 2025, de forma a garantir-lhes previsibilidade de rendimentos”.

Leia também...

Futuro do Rosa Damasceno permanece incerto 

O futuro do Cine-Teatro Rosa Damasceno, um dos edifícios de maior valor patrimonial em Santarém, continua envolto em incertezas, como foi abordado na última…

GNR localiza homem desaparecido caído numa ribanceira com cerca de 15 metros

Em Coruche.

𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐚𝐬 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐠𝐫𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐚 𝐀𝐛𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬

O Parque Urbano de S. Lourenço, em Abrantes, volta a receber mais uma edição do Festival das Juventudes que se realiza nos dias 4,…

Alunos do 4º ano do AECE participaram na actividade “Políticos de Palmo e Meio”

No âmbito do Plano Anual de Actividades desenvolvido pelo Município do Entroncamento, através da sua Unidade de Educação, em articulação com o Agrupamento de…