O jornalista da revista “Audácia”, Fernando Félix, publica o livro solidário “14 anos – 14 histórias” cujas verbas angariadas pretendem ajudar na recuperação do menino Santiago.

“Até aos 5 anos, o Santiago era uma criança como as outras, alegre, cheio de vida, saudável e feliz, mas naquele fatídico dia 14 de Maio de 2013, o menino caiu numa fossa séptica sem que ninguém se apercebesse, ficando bastante tempo sem oxigénio no cérebro, o que lhe provocou paralisia cerebral grave”, refere uma nota enviada ao Correio do Ribatejo.

Fernando Félix, jornalista redactor da revista Audácia, e a esposa, Maria José, que também colabora na revista missionária infanto-juvenil publicada pelos Missionários Combonianos, conheceram o Santiago Rodrigues, de 13 anos, natural de Vale Carneiro, Tomar, através da televisão.

Com o acidente, o Santiago ficou tetraplégico, sem falar, sem andar e com visão muito reduzida. O Santiago precisa de reabilitação neurológica e na clínica cada mês de tratamentos custa 1500 euros.

A Maria José e o Fernando Félix visitaram o Santiago Rodrigues e a família, e puderam testemunhar “a dedicação e a aflição do quotidiano naquela casa”.

Este casal pensou numa hipótese de contribuir na recuperação e avançou com a edição de um livro de contos. Nasceu, assim, o livro “14 anos – 14 histórias”, com um objectivo solidário e todo o valor recolhido vai ser entregue ao Santiago Rodrigues.

O livro tem 14 histórias, porque o Santiago fez 14 anos a 23 de Dezembro e alguns dos contos baseiam-se em características da personalidade dele e outros vão buscar inspiração à realidade da deficiência ou dependência do menino.

O livro “14 anos – 14 histórias” será entregue ou enviado a quem fizer uma oferta a partir de ‘7 SANTIAGOS’.

As páginas dedicadas ao Santiago Rodrigues, em que se pode conhecer e acompanhar a situação, são: https://vamosajudarosantiago.blogspot.com e www.facebook.com/todospelosantiagotomar.

Ao Santiago não falta o amor da família, que tudo tem feito por ele. A avó deixou de trabalhar para acompanhar o Santiago 24 horas por dia. Mas o esforço é enorme, e a família necessita de solidariedade e proximidade, para não sucumbir nem ao cansaço, nem ao desalento.

Há uma rede de amigos que ajuda a recolher fundos para custear os gastos, com as terapias de reabilitação neurológica, a terapia da fala e outros tratamentos
Para este livro, outro grupo de amigos generosos imaginaram catorze histórias – que doze escreveram e sete ilustraram –, algumas delas baseadas em características da personalidade do Santiago.

Leia também...

Município de Azambuja lançou programa de educação socioemocional nos Agrupamentos de Escolas do Concelho

O Município de Azambuja lançou, no ano letivo 2022/2023, nos três Agrupamentos de Escolas do Concelho, um programa criativo e lúdico de educação socioemocional,…

GNR surpreende duas mulheres a furtar cortiça em propriedade privada

A Guarda Nacional Republicana deteve duas mulheres com 30 e 49 anos por furto de cortiça, esta segunda-feira, 12 de Julho, no concelho de…

Mais de 30 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio…

Fábrica da Tupperware mantém trabalhadores até final de janeiro

Os 200 funcionários da Tupperware vão continuar a trabalhar até final de janeiro mas a incerteza sobre o futuro da fábrica instalada em Montalvo…