O jornalista da revista “Audácia”, Fernando Félix, publica o livro solidário “14 anos – 14 histórias” cujas verbas angariadas pretendem ajudar na recuperação do menino Santiago.

“Até aos 5 anos, o Santiago era uma criança como as outras, alegre, cheio de vida, saudável e feliz, mas naquele fatídico dia 14 de Maio de 2013, o menino caiu numa fossa séptica sem que ninguém se apercebesse, ficando bastante tempo sem oxigénio no cérebro, o que lhe provocou paralisia cerebral grave”, refere uma nota enviada ao Correio do Ribatejo.

Fernando Félix, jornalista redactor da revista Audácia, e a esposa, Maria José, que também colabora na revista missionária infanto-juvenil publicada pelos Missionários Combonianos, conheceram o Santiago Rodrigues, de 13 anos, natural de Vale Carneiro, Tomar, através da televisão.

Com o acidente, o Santiago ficou tetraplégico, sem falar, sem andar e com visão muito reduzida. O Santiago precisa de reabilitação neurológica e na clínica cada mês de tratamentos custa 1500 euros.

A Maria José e o Fernando Félix visitaram o Santiago Rodrigues e a família, e puderam testemunhar “a dedicação e a aflição do quotidiano naquela casa”.

Este casal pensou numa hipótese de contribuir na recuperação e avançou com a edição de um livro de contos. Nasceu, assim, o livro “14 anos – 14 histórias”, com um objectivo solidário e todo o valor recolhido vai ser entregue ao Santiago Rodrigues.

O livro tem 14 histórias, porque o Santiago fez 14 anos a 23 de Dezembro e alguns dos contos baseiam-se em características da personalidade dele e outros vão buscar inspiração à realidade da deficiência ou dependência do menino.

O livro “14 anos – 14 histórias” será entregue ou enviado a quem fizer uma oferta a partir de ‘7 SANTIAGOS’.

As páginas dedicadas ao Santiago Rodrigues, em que se pode conhecer e acompanhar a situação, são: https://vamosajudarosantiago.blogspot.com e www.facebook.com/todospelosantiagotomar.

Ao Santiago não falta o amor da família, que tudo tem feito por ele. A avó deixou de trabalhar para acompanhar o Santiago 24 horas por dia. Mas o esforço é enorme, e a família necessita de solidariedade e proximidade, para não sucumbir nem ao cansaço, nem ao desalento.

Há uma rede de amigos que ajuda a recolher fundos para custear os gastos, com as terapias de reabilitação neurológica, a terapia da fala e outros tratamentos
Para este livro, outro grupo de amigos generosos imaginaram catorze histórias – que doze escreveram e sete ilustraram –, algumas delas baseadas em características da personalidade do Santiago.

Leia também...

Orçamento Participativo Jovem aceita propostas até 31 de janeiro

A Câmara de Alcanena vai destinar 20.000 euros em 2019 para o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem, cujo prazo para entrega de propostas…

“Eu necessito de criar peças para que todas as pessoas se sintam bonitas e poderosas com elas.”

Beatriz Loureiro, Designer de Moda Beatriz Loureiro, 21 anos, nasceu em Santarém e, até aos seus 18 anos, viveu em raízes scalabitanas. Saiu da…

Santarém preside ao Conselho Fiscal da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico

O Municipio de Santarém foi eleito para a presidência do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), para o quadriénio…

Confirmada em Alpiarça nidificação de espécie de ave ameaçada

Entre os dias 7 e 9 de junho, foram observadas crias de zarro-comum (Aythya ferina) acompanhadas pelos progenitores na ETAR de Almeirim/Alpiarça, uma espécie…