Quase um Mapa de Santarém por Paul Hardman

O projecto Santarém Cultura arrancou no passado dia 15 de Janeiro, com a iniciativa “Quase um Mapa – mapas aleatórios” de Paul Hardman. Participaram os alunos do 11º E da Escola Secundária Ginestal Machado e os alunos de Geografia da Universidade da Terceira Idade de Santarém.

O projecto teve como ponto de partida um mapa da zona envolvente onde foi traçado um percurso através do lançamento de dados.

Ao fazer o caminho, que aleatoriamente foi construído, os alunos reviveram uma outra forma de olhar o que estava à sua volta, descreveram, desenharam e fotografaram o que os despertava e sensibilizava ao longo do trajecto.

Com este trabalho, Paul Hardman, vai fazer um percurso pela cidade de Santarém determinado pelo acaso e com referências a um ponto subjectivo e experiencial.

Depois de uma visita de carácter aleatório, alguns habitantes darão também as suas referências da cidade.

Com base em todas essas referências, Paul Hardman construirá um mapa com um outro olhar da cidade, um Quase Mapa de Santarém, onde para encontrar alguns locais, primeiro terá que se perder.

O autor do projecto diz que o objectivo da experiência é não ter um objectivo definido.

Esta iniciativa termina no dia 7 de Março, onde Paul Hardman vai apresentar numa Masterclass, o seu Quase um Mapa de Santarém, no Palácio Landal. Depois haverá lugar a uma Conversa/Debate, no mesmo local para o público em geral.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS