O projecto Santarém Cultura arrancou no passado dia 15 de Janeiro, com a iniciativa “Quase um Mapa – mapas aleatórios” de Paul Hardman. Participaram os alunos do 11º E da Escola Secundária Ginestal Machado e os alunos de Geografia da Universidade da Terceira Idade de Santarém.

O projecto teve como ponto de partida um mapa da zona envolvente onde foi traçado um percurso através do lançamento de dados.

Ao fazer o caminho, que aleatoriamente foi construído, os alunos reviveram uma outra forma de olhar o que estava à sua volta, descreveram, desenharam e fotografaram o que os despertava e sensibilizava ao longo do trajecto.

Com este trabalho, Paul Hardman, vai fazer um percurso pela cidade de Santarém determinado pelo acaso e com referências a um ponto subjectivo e experiencial.

Depois de uma visita de carácter aleatório, alguns habitantes darão também as suas referências da cidade.

Com base em todas essas referências, Paul Hardman construirá um mapa com um outro olhar da cidade, um Quase Mapa de Santarém, onde para encontrar alguns locais, primeiro terá que se perder.

O autor do projecto diz que o objectivo da experiência é não ter um objectivo definido.

Esta iniciativa termina no dia 7 de Março, onde Paul Hardman vai apresentar numa Masterclass, o seu Quase um Mapa de Santarém, no Palácio Landal. Depois haverá lugar a uma Conversa/Debate, no mesmo local para o público em geral.

Leia também...

‘Memória’ é o mote para a Residência Artística que junta em Santarém 11 jovens criadores

A RAS – Residência Artística de Santarém, pretende ser um encontro de…

Maria Emília Pacheco apresentou o livro ‘O Auto-Retrato na Pintura Portuguesa’ em Santarém

O Auto-Retrato na Pintura Portuguesa é o título do livro da autoria…

‘W Shopping’ comemora 15 anos com muita animação para todas as idades

O Centro Comercial ‘W Shopping’ em Santarém comemora este fim-de-semana o seu…

‘Espírito da Terra’ – Exposição de Artes Plásticas até dia 2 em Santarém [C/VÍDEO]

O Centro Cultural Regional de Santarém organizou, em parceria com a Escola…