O projecto Santarém Cultura arrancou no passado dia 15 de Janeiro, com a iniciativa “Quase um Mapa – mapas aleatórios” de Paul Hardman. Participaram os alunos do 11º E da Escola Secundária Ginestal Machado e os alunos de Geografia da Universidade da Terceira Idade de Santarém.

O projecto teve como ponto de partida um mapa da zona envolvente onde foi traçado um percurso através do lançamento de dados.

Ao fazer o caminho, que aleatoriamente foi construído, os alunos reviveram uma outra forma de olhar o que estava à sua volta, descreveram, desenharam e fotografaram o que os despertava e sensibilizava ao longo do trajecto.

Com este trabalho, Paul Hardman, vai fazer um percurso pela cidade de Santarém determinado pelo acaso e com referências a um ponto subjectivo e experiencial.

Depois de uma visita de carácter aleatório, alguns habitantes darão também as suas referências da cidade.

Com base em todas essas referências, Paul Hardman construirá um mapa com um outro olhar da cidade, um Quase Mapa de Santarém, onde para encontrar alguns locais, primeiro terá que se perder.

O autor do projecto diz que o objectivo da experiência é não ter um objectivo definido.

Esta iniciativa termina no dia 7 de Março, onde Paul Hardman vai apresentar numa Masterclass, o seu Quase um Mapa de Santarém, no Palácio Landal. Depois haverá lugar a uma Conversa/Debate, no mesmo local para o público em geral.

Leia também...

Projecto ‘Volto Já!’ arranca em Santarém

Fomentar o envelhecimento activo e melhorar a qualidade de vida dos seniores…

João da Silva Nogueira, João d’Aldeia, como era conhecido o poeta, homenageado no Vale de Santarém

Por iniciativa de um grupo de Vale Santarenos, foi criado o Grupo…

Revolução ambiental e económica na iluminação pública do concelho de Almeirim

O presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, anunciou ontem o…

Alunos do Curso de Artes do Espectáculo da escola Ginestal Machado representam no Centro Histórico

Os alunos do curso de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Dr.…