Revolução ambiental e económica na iluminação pública do concelho de Almeirim

O presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, anunciou ontem o investimento que será levado a cabo no concelho, para a substituição de 6000 luminárias por lâmpadas de tecnologia LED.

Numa candidatura ao nível dos municípios da Lezíria do Tejo, este investimento de 1,2 milhões de euros, com comparticipação financeira comunitária, mas que terão de ser saldados a sete anos, paga-se a si próprio, graças à poupança económica que vai gerar, na ordem dos 250 mil euros por ano, segundo os estudos efectuados. É um investimento que, na prática, segundo Pedro Ribeiro, “vai ser pago com esta poupança”.

Além das poupanças económicas, a poupança ambiental também é bastante notória e importante. Com esta substituição, vai ser possível diminuir anualmente os níveis de emissão de CO2 em cerca de menos 383 toneladas por ano, o que é um motivo a ter em conta. Outras vantagens são a própria iluminação pública, pois a tecnologia LED realça as cores naturais, proporcionando uma melhor visibilidade, bem como a redução de pelo menos 57 por cento do consumo de energia, que se reflecte depois tanto na diminuição do consumo de CO2, como nos gastos monetários.

Todo o concelho de Almeirim vai ser contemplado com este investimento, sendo substituídas praticamente todas as lâmpadas de iluminação pública, à excepção de alguns casos mais específicos, como é o caso dos globos nos jardins. Mas, segundo garante Pedro Ribeiro, “os tradicionais postes de iluminação vão ser todos trocados, acabando com o vapor de sódio, passando à tecnologia LED”.

Já em 2015 a autarquia investiu na substituição de 600 luminárias, na altura num investimento próprio, tendo agora a oportunidade de iniciar a restante substituição, economizando tanto monetária como ambientalmente.

Esta candidatura intermunicipal envolve um grande valor candidatado, tendo sido feito um concurso público internacional, sendo o concelho de Almeirim pioneiro na aplicação dessa candidatura, iniciando-se os trabalhos ainda esta semana.

info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS