Mais de 350 professores participam no VI encontro “A ARTE de Educar” no Convento de S. Francisco

Mais de 350 professores estão a participar no VI encontro “A ARTE de Educar – O QI do Coração e a torre do PISA”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, que está a decorrer no Convento de S. Francisco em Santarém, com o apoio da autarquia local.

A cerimónia de abertura deste encontro contou com a participação de Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, Pedro Ribeiro, Presidente da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, José Luis Avelino, Director do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, Linda Vaz, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e de Margarida da Franca, Directora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.

Inês Barroso lembrou que “O nosso foco tem de ser a criação de condições indutoras de um desenvolvimento pessoal, feliz e saudável. Crianças felizes geram jovens estáveis/confiantes e adultos saudáveis”.

A Vice-Presidente da Câmara de Santarém afirmou que o Município e a Comunidade Educativa trabalham para a criação de “ Uma escola onde se resolvem desafios que surgem diariamente, onde há espaço para se expressarem abertamente, onde os alunos são ouvidos com atenção; onde brincam aprendendo o jogo da regulação das emoções, onde interagem e respeitam a opinião do outro,  as suas escolhas e as decisões; onde fomentam a resiliência (lidar com problemas e a superar obstáculos); onde se impõem limites e o “não” é aceite com naturalidade ao invés da frustração, são escolas adequadas ao nosso século”, e acrescentou que  “Este é o caminho que Santarém está a tomar”, desafiando os professores “desde já a contribuírem com o melhor que têm enquanto pessoas e professores, para uma sociedade futura útil, humana e relacional. Está na mão de todos”, referiu.

Os trabalhos prosseguem com intervenções de David Rodrigues, Conselheiro Nacional de Educação e Presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, e de Ivete Azevedo, Consultora Pedagógica do Torrance Center Portugal.

Às 14h30, João Costa, Secretário de Estado da Educação, e Rui Trindade, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, fazem a sua intervenção neste Encontro, que conta ainda com um Interlúdio Cultural. O fim dos trabalhos está agendado para as 17h00, por Margarida da Franca.

A “ARTE DE EDUCAR” assume-se, cada vez mais, como um espaço inovador e multidisciplinar de discussão e reflexão educativa. O tema desta edição tem como propósito pensar a educação face aos desafios trazidos pela tensão entre os domínios do afecto, do acolhimento e da hospitalidade nas escolas, e a insensibilidade da medida da eficácia, fundada, sobretudo, na “lógica do número” produzida pelas avaliações externas.

info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

ADICIONAR COMENTÁRIOS