Mais de 350 professores estão a participar no VI encontro “A ARTE de Educar – O QI do Coração e a torre do PISA”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, que está a decorrer no Convento de S. Francisco em Santarém, com o apoio da autarquia local.

A cerimónia de abertura deste encontro contou com a participação de Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, Pedro Ribeiro, Presidente da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, José Luis Avelino, Director do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, Linda Vaz, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e de Margarida da Franca, Directora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.

Inês Barroso lembrou que “O nosso foco tem de ser a criação de condições indutoras de um desenvolvimento pessoal, feliz e saudável. Crianças felizes geram jovens estáveis/confiantes e adultos saudáveis”.

A Vice-Presidente da Câmara de Santarém afirmou que o Município e a Comunidade Educativa trabalham para a criação de “ Uma escola onde se resolvem desafios que surgem diariamente, onde há espaço para se expressarem abertamente, onde os alunos são ouvidos com atenção; onde brincam aprendendo o jogo da regulação das emoções, onde interagem e respeitam a opinião do outro,  as suas escolhas e as decisões; onde fomentam a resiliência (lidar com problemas e a superar obstáculos); onde se impõem limites e o “não” é aceite com naturalidade ao invés da frustração, são escolas adequadas ao nosso século”, e acrescentou que  “Este é o caminho que Santarém está a tomar”, desafiando os professores “desde já a contribuírem com o melhor que têm enquanto pessoas e professores, para uma sociedade futura útil, humana e relacional. Está na mão de todos”, referiu.

Os trabalhos prosseguem com intervenções de David Rodrigues, Conselheiro Nacional de Educação e Presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, e de Ivete Azevedo, Consultora Pedagógica do Torrance Center Portugal.

Às 14h30, João Costa, Secretário de Estado da Educação, e Rui Trindade, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, fazem a sua intervenção neste Encontro, que conta ainda com um Interlúdio Cultural. O fim dos trabalhos está agendado para as 17h00, por Margarida da Franca.

A “ARTE DE EDUCAR” assume-se, cada vez mais, como um espaço inovador e multidisciplinar de discussão e reflexão educativa. O tema desta edição tem como propósito pensar a educação face aos desafios trazidos pela tensão entre os domínios do afecto, do acolhimento e da hospitalidade nas escolas, e a insensibilidade da medida da eficácia, fundada, sobretudo, na “lógica do número” produzida pelas avaliações externas.

Leia também...
Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Agrupamento de Escolas Ginestal Machado com mais de 300 estudantes positivos à Covid-19

Agrupamento vai realizar um testagem massiva.

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Docente do IP Santarém recebe menção honrosa internacional

Premiado projecto “Escape Room: Ideia de inovação e Desenvolvimento”.

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…