O Clube Taurino Vilafranquense promoveu no passado sábado um Jantar de Gala comemorativo do seu 40.º aniversário, durante o qual procedeu à entrega dos Troféus relativos aos triunfadores da temporada de 2022 na castiça Praça “Palha Blanco” e fez diversas distinções a figuras e entidades da tauromaquia nacional.

Após o repasto esmeradamente servido nas instalações do Ateneu Artístico de Vila Franca, com uma sala literalmente repleta de bons aficionados e figuras marcantes da nossa tauromaquia, primando pela sua presença o Dr. Fernando Paulo Ferreira, ilustre presidente do Município, procedeu-se, então, à entrega dos troféus e das distinções, optando-se por um formato inovador em que todos os distinguidos ocuparam uma mesa de honra no palco e, sob moderação de Ludgero Mendes, fizeram judiciosos comentários sobre a temporada da “Palha Blanco” e alguns aspectos relacionados com as respectivas prestações. Que belo momento de tertúlia!

A cerimónia começou com a entrega do troféu relativo ao melhor toiro da temporada, que distinguiu o toiro “Piloto”, da Ganadaria de Murteira Grave, superiormente lidado pelo matador “Juanito” na Corrida do Colete Encarnado, realizada a 3 de Julho, tendo o Dr. Joaquim Grave tecido interessantes comentários sobre este toiro e o desafio de ser Ganadeiro nos tempos actuais. Em seguida usaram a palavra Ricardo Levezinho, representante da Empresa Tauroleve, Lda., o Prof. Marco Gomes, em representação do Museu “Ramagens Ouro e Prata”, de Alter do Chão, e o forcado Carlos Silva, valoroso rabejador do Grupo de Vila Franca, que se despediu na temporada de 2022.

A nível do seu desempenho na “Palha Blanco”, em plano de triunfo, usaram em seguida a palavra o novilheiro Gonçalo Alves, o ilustre taurino José Manuel Rainho, em representação do bandarilheiro João Ferreira, ausente em Espanha onde estava a tourear às ordens do matador espanhol António Ferrera, o forcado Rafael Plácido, do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, e o cavaleiro Francisco Palha, grande triunfador na corrida do Colete Encarnado, em que alternou com seu primo João Ribeiro Telles. Não pôde estar presente o matador Daniel Luque, por razões profissionais.

Um dos momentos da noite foi a consagração do cavaleiro Luís Rouxinol, distinguido pelos 35 anos de alternativa (Santarém, 10 de Junho de 1987) e que referiu as dificuldades iniciais da sua trajectória até à fase em que logrou impor-se à custa de muito trabalho e muita perseverança. O matador espanhol “Morante de La Puebla”, distinguido pelos seus 25 anos de alternativa, apesar de haver confirmado a sua presença não pôde comparecer.

Esta encantadora sessão foi encerrada com chave de ouro pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Franca que reiterou o seu empenhamento em continuar a dignificar as tradições taurinas do concelho, nomeadamente através das diversas iniciativas que estão anunciadas na programação cultural realizada pelo Município.

Parabéns aos Homenageados e aos promotores de tão feliz iniciativa.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…