91 empresas do distrito de Santarém foram distinguidas na passada quarta-feira, 17 de Abril, com o estatuto PME Excelência 2018, numa cerimónia que decorreu no Altice Forum Braga.
A cerimónia, onde estiveram presentes o Primeiro-Ministro, o Ministro Adjunto e da Economia e o Secretário de Estado da Economia, distinguiu um total de 2378 empresas (91 da região de Santarém), representativas dos vários sectores de actividade, que em conjunto são responsáveis por 86.606 postos de trabalho.
Veja aqui a lista de empresas do distrito de Santarém.
Os distritos com maior concentração de empresas PME Excelência 2018 são Lisboa (21,4%), Porto (18,3%), Aveiro (11,6%) e Braga (10,1%). A maioria das PME Excelência 2018 são empresas de pequena dimensão. Do universo das 2378 empresas distinguidas, 70% (1652) são pequenas, 25% (604) são médias e os restantes 5% (122) representam as microempresas.
No que se refere à distribuição sectorial, a indústria e o comércio continuam a ser as actividades com maior representatividade, com 719 empresas (30,2%) e 603 empresas (25,4%), respectivamente. Logo a seguir, destacam-se o sector do turismo (19,8%), com 472 empresas, e o sector dos serviços (12%), com 286.
Quanto aos principais indicadores económico-financeiros das PME Excelência dos últimos três anos, os dados revelam um crescimento do indicador de Autonomia Financeira na ordem dos 60%, que comprova a solidez financeira deste universo de empresas.
De destacar ainda que a Rendibilidade do Capital Próprio tem-se mantido neste período nos 27% e a Rendibilidade Económica do Ativo em 25%.
O IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal, o Sistema Nacional de Garantia Mútua e os principais bancos portugueses, homenagearam assim, uma vez mais, as melhores PME portuguesas, que se evidenciaram pelos seus desempenhos e indicadores de gestão. Estas empresas são seleccionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal a partir do universo das PME Líder, obtendo assim o estatuto PME Excelência que tem como objectivo conferir notoriedade às PME, num justo reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia.
O estatuto PME Excelência tem a validade de um ano.