Dezassete dos 19 partidos concorrentes às eleições legislativas de 6 de Outubro pelo círculo de Santarém foram notificados para suprirem irregularidades, quatro dos quais – PNR, Nós Cidadãos, PSD e Chega – por violarem a lei da paridade.

O despacho do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, datado de quarta-feira, refere que, além de conter 10 candidatos efectivos, quando apenas são eleitos nove por este círculo eleitoral – irregularidade detectada igualmente na candidatura do PDR (Partido Democrático Republicano) -, o PNR (Partido Nacional Renovador) apresenta um número de candidatas do sexo feminino inferior aos 40% estipulado por lei.

Também a lista de efectivos do Chega tem mais homens do que os permitidos por lei na lista de efectivos, tal como acontece com o Nós Cidadãos, partido que, em contrapartida, não inclui nenhum candidato masculino na lista suplente.

Já o PSD (Partido Social Democrata) cumpre a lei da paridade nos candidatos efectivos, mas, nos suplentes, o número de homens é inferior aos 40% impostos legalmente, situação que o partido já garantiu ir ser resolvida no prazo concedido pelo tribunal (dois dias após a recepção da notificação).

O partido com mais irregularidades para suprir é o RIR (Reagir Incluir Reciclar), que terá, nomeadamente, de entregar as declarações de aceitação da candidatura de oito dos nomes apontados e as declarações de concordância de todos com o mandatário indicado.

Com 380.976 eleitores inscritos, o distrito de Santarém elege nove deputados.

Além dos partidos e coligações com deputados eleitos em 2015 – PSD/CDS (partidos que agora concorrem separados), PS, BE e CDU -, foram entregues no Tribunal de Santarém listas de candidatos do PCTP-MRPP, PDR, PURP, Nós Cidadãos, PNR, PAN, Aliança, Iniciativa Liberal, Partido da Terra – MPT, Chega, Livre, PPM, RIR e PTP.

Nas legislativas de 2015, a coligação PPD-PSD/CDS-PP elegeu quatro deputados (35,8% dos votos), o PS três (32,9%), o BE um (10,8%) e a coligação PCP/PEV (CDU) um (9,6%).

Leia também...

28 mortes em nove meses nas estradas da região de Santarém

Quase 360 pessoas morreram nas estradas portuguesas nos primeiros nove meses do ano, 28 destas mortes foram registadas nas estradas da região de Santarém.…

Crimes de violência doméstica subiram 48% em 2019 na área do Comando Distrital da PSP

Os crimes de violência doméstica nas cidades sob abrangência da Polícia de Segurança Pública de Santarém subiram 48% em 2019, comparativamente com os dados…

Trabalhadores da Câmara de Santarém manifestam desagrado por suspensão de negociações [C/VÍDEO]

Algumas dezenas de trabalhadores sindicalizados da Câmara de Santarém assistiram ontem à reunião do executivo municipal, num sinal de desagrado com a forma como…

Colisão provoca três feridos na EN 118

Uma colisão entre uma viatura ligeira de passageiros e uma viatura ligeira de mercadorias provocou ferimentos leves em três ocupantes na tarde desta quarta-feira,…