Esta edição, celebrou a colheita de 2024 nas habituais categorias de vinhos tintos, brancos e rosés. Prosseguindo a aposta na valorização do concurso, a Câmara Municipal de Azambuja atribuiu prémios monetários de 250 euros aos terceiros, 500 euros aos segundos, e 750 euros aos primeiros classificados, em cada uma das três categorias. Além de promover os bons vinhos locais, a economia e o nome do concelho, estes prémios procuram prestigiar o concurso recompensando a qualidade do trabalho e a dedicação dos produtores. Apresentaram-se neste concurso, organizado pelo município com a colaboração das juntas de freguesia, mais de três dezenas de produtores com predominância de vinhos tintos. De acordo com os provadores convidados, a colheita 2024 pode ser considerada de boa qualidade, justificando-se que para além do pódio tenham sido atribuídas várias menções honrosas.

Na categoria de vinho rosé, com 10 participações, a vitória foi para a Quinta da Lapa de Manique do Intendente; o segundo lugar para a SIVAC de Aveiras de Cima; e a terceira posição para José Mata, também de Aveiras de Cima. Nota para uma menção honrosa ao rosé apresentado a concurso por Rui Franco de Vale do Paraíso.

Nos catorze vinhos brancos participantes, a vitória foi, igualmente, para a Quinta da Lapa de Manique do Intendente; o segundo lugar para a SIVAC de Aveiras de Cima; e o terceiro para Vicapão de Aveiras de Cima. Referência para a menção honrosa ao vinho branco apresentado pelo Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

No setor dos vinhos tintos, com trinta e uma amostras concorrentes, o vencedor foi o Casal da Fonte, de Vale do Paraíso, o segundo lugar para o produtor Rui Franco, também da freguesia de Vale do Paraíso; e o 3º lugar para Bruno Gomes de Alcoentre. Nesta categoria foram atribuídas quatro menções honrosas, neste caso aos vinhos tintos apresentados em concurso por SIVAC, Aveiras de Cima; Estabelecimento Prisional de Alcoentre; Joaquim Dionísio, também da freguesia de Alcoentre; e Paulo Marcelino da União das Freguesias.

O painel de provadores avaliou os vinhos concorrentes no modelo habitual de “prova cega” e foi composto por 8 enólogos credenciados e com reconhecida experiência nestas iniciativas, nomeadamente, Cármen Santos, Rita Conim, Manuel Machado, Jorge Páscoa, Carlos Céu Pereira, Hernâni Magalhães, Cruz Ferreira e Sérgio Oliveira.

Leia também...

Moradores unem esforços para revitalizar a Praceta de S. João, em S. Domingos, com arte e flores

A Praceta de S. João, em Santarém, ganhou uma nova imagem, graças à iniciativa de um grupo de moradores, que num exemplo de cidadania…

Inês Oliveira lança livro “Sentires Especiais” na Sala de Leitura Bernardo Santareno

Inês Oliveira vai apresentar o seu livro “Sentires Especiais” a 11 de Maio na Sala de Leitura Bernardo Santareno. A apresentação do livro “Sentires…

Município de Santarém assina protocolo com Agrobio

O Munício de Santarém e a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica celebraram um protocolo de cooperação, no final do dia 21 de…

Indústria lidera em volume de negócios no distrito de Santarém – consultora

Apenas 9% das empresas do distrito de Santarém são indústrias, mas o sector lidera em volume de negócios (34%), numa região em que as…