A Quinta do Galinheiro, onde está sediado o Campus da Escola Superior Agrária (ESAS), do Instituto Politécnico de Santarém, voltou a ter galinhas. Tratam-se das raças autóctones “Pedrês Portuguesa” e “Preta Lusitânica”, sendo que esta “novidade” resultou do protocolo de colaboração entre a ESAS e o INIAV, “entidade parceira fundamental na dinamização dos recursos genéticos animais”.

“Recebemos do Núcleo de Conservação do Polo da Fonte Boa – INIAV um total de 18 animais destas duas raças, entre galinhas e galos futuros reprodutores, para constituição de um núcleo de conservação na ESAS. Aumentamos assim as valências em termos de espécies pecuárias presentes na escola, para um ensino com uma forte componente prática”, refere uma nota da ESA.

“Agradecemos à Doutora Olga Moreira, responsável pelo Polo da Fonte Boa, bem como à assistente técnica Elisa Barroso e Doutora Inês Carolino, responsável pelo núcleo de conservação das galinhas autóctones do INIAV, pela generosa oferta! Uma palavra de agradecimento igualmente aos assistentes operacionais da ESAS, Sr. Daniel e Sr. Fernando pela obra de remodelação do galinheiro”, pode ler-se ainda.

Segundo a ESAS, esta iniciativa insere-se na “protecção e promoção da biodiversidade animal”.

Leia também...
Foto de Arquivo

Colisão de dois veículos ligeiros em Benavente provoca seis feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, em Benavente, provocou no domingo, 10…

Alterações ao transito durante as Festas de São José

O Município de Santarém informa que durante as Festas de São José,…

Atleta escalabitana no TOP20 da maratona de Sevilha

A atleta escalabitana Cláudia Simão estreou-se este fim de semana no circuito…

FNA18: Resitejo recolhe e separa mais de 67 toneladas de resíduos no certame

A Resitejo esteve mais um ano em parceria com o CNEMA na…