A nadadora de Torres Novas integrou estafeta nacional que bateu recorde e é a primeira atleta do distrito em Europeus de natação pura.
O Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) registou um marco histórico com a participação de Rafaela Mendes no Campeonato da Europa de Juniores, que decorreu em Samorim, na Eslováquia. A atleta, convocada pela Federação Portuguesa de Natação, tornou-se a primeira nadadora da Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS) a atingir este nível competitivo em natação pura.
A competição, que reuniu 666 nadadores de 45 países, reflectiu a exigência e a densidade competitiva do cenário europeu. Rafaela Mendes iniciou a sua prestação com os 50 metros costas, no primeiro dia, prova em que não conseguiu alcançar o seu melhor desempenho.
O ponto alto da sua participação surgiu no quarto dia, ao abrir o percurso de costas da estafeta mista de 4×100 estilos, com um tempo pessoal de 1’03’’79. A estafeta, composta ainda por Rafael Mimoso, Zara Rojas e Gonçalo Azevedo, estabeleceu um novo recorde nacional com o tempo de 3’58’’91. No quinto dia, a nadadora venceu a segunda série dos 100 metros costas, encerrando a sua estreia em Europeus com resultados promissores e obtendo o estatuto de alto rendimento.
CNTN em grande nos Distritais de Verão
Enquanto isso, os restantes nadadores do CNTN estiveram em destaque nos Campeonatos Distritais de Verão, realizados entre 4 e 6 de Julho nas piscinas olímpicas de Rio Maior. A equipa torrejana conquistou um total de 73 pódios: 38 títulos distritais, 22 medalhas de prata e 13 de bronze.
Entre os atletas em evidência estiveram Duarte Mendes e Rita Valentim, que bateram recordes internos do clube, além de Afonso Pinho, Salvador Vieira, Beatriz Casal, Laura Correia, Clara Madureira e Margarida Formigo.
Apesar dos excelentes resultados, o CNTN enfrenta atualmente constrangimentos logísticos devido à indisponibilidade da sua piscina de treinos desde 1 de Julho. A equipa está a dividir os treinos entre várias infra-estruturas e horários, com o apoio das autarquias do Entroncamento e de Tomar, que garantem a continuidade da preparação até ao final do mês.
O clube entra agora na reta final de preparação para os campeonatos nacionais, mantendo o foco na superação e na valorização do talento ribatejano nas piscinas.