Tem hoje o seu início a 28ª edição do ‘Mês da Enguia’ de Salvaterra de Magos, um evento que reúne a mestria de 17 restaurantes aderentes na confecção da enguia, que o concelho elege como “a rainha do Tejo”.
Os restaurantes são, segundo presidente do Município, os “embaixadores no terreno” e responsáveis “pelo sucesso e longevidade deste projecto”.
Um evento ao qual o município quer dar “dimensão nacional” e que reúne à sua volta o mundo associativo, cultural e a economia local que “dão as mãos” na defesa dos “saberes e sabores à mesa, degustando desde as receitas mais tradicionais às mais inovadoras, numa combinação perfeita entre a enguia e os produtos endógenos do nosso território”, sublinha Hélder Esménio.
Segundo o autarca, o certame “congrega os nossos elementos mais identitários, juntando a todo o património cultural e natural que o nosso concelho à beira Tejo possui, o melhor das nossas produções agrícolas, como o tomate e o arroz, os nossos vinhos, licores, doçaria e até o nosso pão”.
Ao longo dos cinco fins-de-semana de Março, a Feira apresenta igualmente uma vasta programação com teatro infantil, magia, folclore, dança, bandas filarmónicas, demonstração de actividades desportivas, marchas populares, stand-up comedy com Eduardo Madeira e diversos espectáculos musicais com Miss Cindy (espectáculo infantil), Ricardo Neiva, Luís Trigacheiro e Bernardo Viana, Grupo Trinca Espinhas, Saúl, Miguel e Mickael, Tradição d’Ouro, Grupo Salta Pocinhas, Miguel Azevedo, Ricardo Velho, Kássio, Siga a Farra, Trupe da Cana Rachada, Buba Espinho.
Da programação da 28ª edição do Mês da Enguia fazem parte também diferentes iniciativas organizadas pelas associações, colectividades e comissões de festas do concelho como exposições, dança, campeonato nacional de pesca – Feeder, bailes, passeios de motas e de bicicletas, _ m de semana do petisco, noite de fados, torneios, desfiles, festival das sopas, provas desportivas como os “12km de Salvaterra”, entre muitas outras actividades.
As exposições que podem ser visitadas são “A Infância … Toucas e Babetes” – 2º Aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial – Espaço Jackson, Glória do Ribatejo; “Olhares da nossa terra: Aguarelas de Margarida Rebelo e Artesanato em Madeira de Nelson Jesus”, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos; “A Arte da Cestaria” – Mercado de Cultura de Marinhais; e “Pintar Salvaterra – 10 anos” – Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.
Estas juntam-se às exposições de carácter permanente a visitar na Falcoaria Real, no Museu Escaroupim e o Rio e na Casa Tradicional Avieira.
Dezassete restaurantes, doze espaços de alojamento, dois operadores turísticos com passeios de barco no Rio Tejo, quatro produtores de vinhos e de licores, o arroz oficial Bom Sucesso, a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais com cerca de uma centena de artesãos e produtores, quatro exposições e um vasto programa de iniciativas, marcam a edição deste ano do Mês da Enguia, que hoje, sexta-feira, começa, numa organização da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.