Foto: Rancho Folclórico da Fajarda

O Rancho Folclórico da Fajarda vai marcar presença no Festival Lusófono de Bruxelas, nos dias 10 a 12 de Outubro, representando “com enorme honra o Concelho de Coruche e Portugal”, começa por referir o grupo nas suas redes sociais.

No entanto, ao fazê-lo, este fica impedido de exercer o seu direito ao voto nas Eleições Autárquicas de 12 de Outubro, uma vez que a data do festival coincide com a data do acto eleitoral no qual não existe a possibilidade de voto antecipado.

“É com profunda indignação que se denuncia a injustiça em que se encontram os elementos do Rancho. Por estarem em representação oficial do nosso país no estrangeiro no dia das eleições autárquicas, ficam privados de um direito fundamental: o voto (voto antecipado não permitido)”, expõe o grupo na rede social Facebook.

A organização do rancho folclórico pediu esclarecimentos à Comissão Nacional de Eleições que, na sequência de uma conversa telefónica, informou o Rancho Folclórico da Fajarda da impossibilidade de exercer o voto antecipado por mobilidade, uma vez que, apesar da alínea g) do artigo 117. nº1 prever o voto antecipado de todos os eleitores que, por força da representação de qualquer pessoa colectiva dos sectores público, privado ou cooperativo, das organizações representativas das actividades económicas, “o contexto a que a alínea mencionada se refere é a da representação da pessoa colectiva ou da organização representativa, não estando assim prevista uma situação de missão cultural de representação cultural”, justifica a Comissão.

A organização contesta a decisão alegando que “quem leva a cultura portuguesa além-fronteiras continua a ser penalizado e impedido de participar na vida democrática das suas freguesias e concelhos”, uma vez que “esta falha não só fere a igualdade de direitos, como põe em causa os princípios de justiça e cidadania plena”, acrescenta.

O Rancho Folclórico da Fajarda considera ainda urgente corrigir este tipo de situações, de forma a garantir “que todos os portugueses em representação oficial do país — seja na cultura, no desporto ou noutras áreas — possam exercer o seu direito de voto, conforme a Constituição da República”, defende.

Leia também...

Vaqueiros requalifica Rossio da Frazoa como zona de lazer e baloiço panorâmico

A União de Freguesias Casével e Vaqueiros inaugurou, no passado dia 15 de Maio, as obras de requalificação do Rossio da Frazoa, na localidade…

Ucrânia: Uma vida arrumada em meia hora num carro para pôr os filhos a salvo em Ourém

Em meia hora, colocaram no carro o que coube de uma vida interrompida pela guerra na Ucrânia, de onde fugiram para pôr os filhos…

Materiais Diversos leva projetos premiados ao Festival Bons Sons

A dança e as artes performativas chegam ao Festival Bons Sons, em Cem Soldos, através da associação Materiais Diversos que no domingo apresenta os…

Milhares de fiéis esperados em Fátima para última grande peregrinação do ano

Milhares de fiéis são esperados no Santuário de Fátima hoje e quinta-feira, para as cerimónias da última grande peregrinação aniversária do ano, presididas pelo…