Foto de Câmara Municipal de Coruche

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça recebe, no dia 29 de Novembro, uma sessão de comemoração pelo reconhecimento da tiragem da cortiça, inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a 29 de Novembro de 2021. A sessão de abertura estará a cargo de Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, e Rita Bonacho, presidente da Associação de Produtores Florestais (APFC).

Segue-se o visionamento do filme “O Cantar da Cortiça”, realizado por Tânia Prates, e uma mesa redonda vinculada ao tema “Gestão Sustentável dos Montados: A importância das boas práticas na tiragem da cortiça para a sua salvaguarda”, com representantes da APFC, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Mais tarde, a partir das 10h45, será descerrada uma placa comemorativa da inscrição da tiragem e, na Herdade de Concelhos e Concelhinhos, terá lugar uma acção de plantação de sobreiros. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias até 27 de Novembro.

Recorde-se que o projecto de inscrição da manifestação “Tiragem da cortiça no concelho de Coruche” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (www.matrizpci.dgpc.pt), surgida no âmbito do projecto âncora “Estrutura de coordenação e gestão da parceria da EEC Provere O Montado de Sobro e Cortiça 2014-2020”, foi remetido à Direção-Geral do Património Cultural a 13 de Junho de 2018 e, após período de consulta pública que terminou a 15 de outubro de 2021, viu a sua aprovação concluída com sucesso a 29 de novembro de 2021.

Leia também...

Detido pela PSP por recusar utilizar máscara na via pública

Um homem de 64 anos foi detido pela PSP, no passado dia 26 de Janeiro, por se ter recusado a utilizar máscara na via…

Distribuidor de pizza ferido em colisão com carrinha na EN 118

Em Alpiarça.

I Encontro Intercultural assinala Dia Mundial da Diversidade

O município do Entroncamento assinala no sábado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento com o I Encontro Intercultural,…

Oito pessoas vão investigar abusos sexuais na igreja e tentar destapar ponta do icebergue

Oito pessoas constituem, para já, a comissão que vai investigar décadas de eventuais abusos sexuais na igreja católica portuguesa, recolhendo denúncias e mergulhando em…