Realizou-se em Tomar, a 28 de Março, Dia Nacional dos Centros Históricos, a 26ª reunião da Rede Museus de Médio Tejo (RMMT), tendo os trabalhos sido realizados no emblemático Moinho da Ordem, situado no Complexo Cultural da Levada. A reunião contou com a presença de técnicos e dirigentes das áreas de museologia e património cultural da maioria dos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT). Estiveram também presentes outros técnicos oriundos de equipamentos museológicos igualmente localizados no território, mas com diferentes naturezas e tutelas.

A RMMT, constituída em 2018, é uma estrutura informal composta por museus e núcleos museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus, por museus municipais e outras entidades museológicas privadas e do Estado Português. A Rede estende-se, também, a projectos museológicos em constituição com manifesto interesse em acompanhar, participar e cooperar nas actividades da RMMT.

Para além de se ter distinguido por ter sido realizada de forma presencial, esta reunião destacou-se também por formalizar a nova coordenação que, em articulação com todos os membros e a própria CIMT, será orientada por João Pinto Coelho, técnico superior do Município de Tomar, até 2024. A ordem de trabalhos contemplou a preparação do IV Encontro de Museus do Médio Tejo, com realização prevista para o mês de novembro. Contou, igualmente, com a discussão de um conjunto de iniciativas internas e do domínio público, vocacionadas para diferentes sectores profissionais e sociais, que deverão ocorrer durante o ano de 2022.

Os representantes dos diferentes municípios realizaram uma visita técnica ao Complexo Cultural da Levada de Tomar, organizada e dinamizada pela equipa do Gabinete de Museologia e do Património Cultural do Município, que lhes permitiu ficarem a conhecer os projetos dos Núcleos Museológicos da Fundição Tomarense e da Central Elétrica, assim como do projecto criativo “A Moagem – Fábrica das Artes”.

Afirma-se, assim, a aposta regional nas áreas do turismo e da cultura, com a implementação e operacionalização de ações sustentáveis no domínio da museologia e do património cultural, nomeadamente no Município de Tomar, tal como o trabalho em torno da qualificação técnica e científica dos recursos humanos locais e dos projetos em curso.

Leia também...

Câmara de Ferreira do Zêzere entrega 105 cabazes de natal a famílias carenciadas

O Município de Ferreira do Zêzere entregou 105 cabazes de natal pelas famílias mais desfavorecidas do Concelho. Os conjuntos entregues dispunham de bens alimentares…

Camara de Ferreira do Zêzere aprova voto de Louvor a Alexandre Ferreira e António Castelão

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere aprovou por unanimidade, em reunião pública de 11 de Outubro, o voto de louvor proposto pelo Sr.…

Cumpriu-se a tradição na Feira da Golegã

Terminou ontem mais uma edição da Feira da Golegã. A chuva intensa que se fez sentir ao longo do certame não impediu as habituais…

Autores de assaltos a ourivesarias em Fátima ficam em prisão efetiva

O Tribunal de Santarém decretou hoje prisão efetiva para três dos quatro homens acusados de assaltos a ourivesarias em Fátima, detidos após perseguição policial…