Realizou-se em Tomar, a 28 de Março, Dia Nacional dos Centros Históricos, a 26ª reunião da Rede Museus de Médio Tejo (RMMT), tendo os trabalhos sido realizados no emblemático Moinho da Ordem, situado no Complexo Cultural da Levada. A reunião contou com a presença de técnicos e dirigentes das áreas de museologia e património cultural da maioria dos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT). Estiveram também presentes outros técnicos oriundos de equipamentos museológicos igualmente localizados no território, mas com diferentes naturezas e tutelas.

A RMMT, constituída em 2018, é uma estrutura informal composta por museus e núcleos museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus, por museus municipais e outras entidades museológicas privadas e do Estado Português. A Rede estende-se, também, a projectos museológicos em constituição com manifesto interesse em acompanhar, participar e cooperar nas actividades da RMMT.

Para além de se ter distinguido por ter sido realizada de forma presencial, esta reunião destacou-se também por formalizar a nova coordenação que, em articulação com todos os membros e a própria CIMT, será orientada por João Pinto Coelho, técnico superior do Município de Tomar, até 2024. A ordem de trabalhos contemplou a preparação do IV Encontro de Museus do Médio Tejo, com realização prevista para o mês de novembro. Contou, igualmente, com a discussão de um conjunto de iniciativas internas e do domínio público, vocacionadas para diferentes sectores profissionais e sociais, que deverão ocorrer durante o ano de 2022.

Os representantes dos diferentes municípios realizaram uma visita técnica ao Complexo Cultural da Levada de Tomar, organizada e dinamizada pela equipa do Gabinete de Museologia e do Património Cultural do Município, que lhes permitiu ficarem a conhecer os projetos dos Núcleos Museológicos da Fundição Tomarense e da Central Elétrica, assim como do projecto criativo “A Moagem – Fábrica das Artes”.

Afirma-se, assim, a aposta regional nas áreas do turismo e da cultura, com a implementação e operacionalização de ações sustentáveis no domínio da museologia e do património cultural, nomeadamente no Município de Tomar, tal como o trabalho em torno da qualificação técnica e científica dos recursos humanos locais e dos projetos em curso.

Leia também...

Mais de 400 escuteiros da região voltam a reunir-se na Barquinha

Encontro Regional de Exploradores da Região de Santarém.

Município de Santarém e Agrupamento de Escolas do Concelho criam Rede de Bibliotecas

No âmbito da criação de uma Rede de Bibliotecas de Santarém (RBS), foi assinado, na passada sexta-feira, dia 21 de Junho, o protocolo de…

Faleceu Jorge Mendes, antigo proprietário da Churrasqueira do Mercado

Faleceu esta segunda-feira, 28 de Julho, Jorge Mendes, conhecido comerciante de Santarém, que durante vários anos esteve à frente da emblemática Churrasqueira do Mercado,…

Alcanena aprova moção de rejeição a Linha de Muito Alta Tensão

A Câmara de Alcanena aprovou uma moção de rejeição do traçado de uma Linha de Muito Alta Tensão (LMAT), que prevê atravessar cinco das…