Afastada dos planos curriculares há vários anos, a obra de Alves Redol, figura cimeira do neo-realismo português, poderá estar de regresso aos bancos das escolas da região, no âmbito da flexibilidade curricular – aprovada pelo Governo e em vigor desde o início do ano lectivo – que dá autonomia a todos os agrupamentos de escolas de gerir até 25 por cento do horário.

A intenção vai contar com o empenho do Município de Santarém e foi assumida publicamente esta quinta-feira, 28 de Março, pela vice-presidente da autarquia, Inês Barroso – que tutela também o pelouro da educação – à margem de uma conferência de Ludgero Mendes no Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) a propósito do cinquentenário da morte do escritor neo-realista (29-12-1911/29-11-1969), que se assinala este ano.

“Seria interessante para as Escolas abordarem a importância de Alves Redol na Cultura do Ribatejo. O Município está disponível, em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), para, junto dos agrupamentos, e no enquadramento da flexibilidade curricular, desenvolver um projecto que possibilite incluir a obra de Redol nos planos de estudos”, declarou a responsável.

O conferencista saudou a iniciativa até porque, segundo referiu, “existe uma dívida de gratidão” para com o escritor que descreveu como “um pensador livre, que não tinha medo das palavras”. Para Ludgero Mendes, a obra de Redol alia uma marcada sensibilidade lírica a uma grande capacidade de rigor e de observação da realidade social, compondo o políptico do mundo do trabalho, fazendo emergir na cena literária portuguesa o povo rural como virtual sujeito e enunciador da História.

Saiba mais na edição do Correio do Ribatejo, nas bancas no dia 5 de Abril.

Leia também...

Festa do Vinho e das Adegas animou Aveiras de Cima

Entre os dias 6 e 8 de Maio, Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja, voltou a receber de braços abertos milhares de visitantes…

Coruche inaugura monumento de homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar

O monumento de homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar foi inaugurado no dia 26 de Junho, no Jardim 25 de Abril, em Coruche.…

Omiri estreia nova remistura da tradição rural de Alcanena e Tomar

As músicas e paisagens sonoras da tradição rural de Pombal, no distrito de Leiria, e de Alcanena e Tomar, no distrito de Santarém, inspiram…

Paço dos Negros recebe “Concerto das Janeiras”

No próximo dia 04 de Janeiro de 2026, a partir das 15h00, Paço dos Negros (Almeirim) recebe a iniciativa “Concerto das Janeiras” no âmbito…