A redução acentuada dos testes de despiste do SARS-CoV-2 no mundo está a comprometer a vigilância sobre o coronavírus que causa a covid-19, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que apelou aos países para manterem o rastreio.

“Este vírus não vai desaparecer só porque os países pararam de procurá-lo. Ainda está a disseminar-se, ainda está a mudar e ainda está a matar”, salientou o diretor-geral da OMS em conferência de imprensa.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, com a diminuição da testagem a nível global, a organização está a receber menos informação sobre a transmissão e a sequenciação do coronavírus SARS-CoV-2.

Esta situação “deixa-nos cada vez mais cegos relativamente aos padrões de transmissão e de evolução”, sublinhou o responsável da OMS, que apelou aos países para que continuem a monitorizar a evolução da covid-19.

Tedros Adhanom Ghebreyesus adiantou que globalmente o número de casos e de mortes continua a decair, o “que é muito encorajador”, tendo sido reportados na última semana pouco mais de 15 mil óbitos, o total semanal mais baixo desde março de 2020, mas que deve ser visto “com alguma cautela”.

Na conferência de imprensa, Bill Rodriguez, o responsável da Global Alliance for Diagnostics (FIND), uma organização que colabora com a OMS na área do rastreio, também lamentou a decisão tomada por vários governos de “baixar a guarda” face ao SARS-CoV-2.

Nos últimos quatro meses e apesar da maior transmissibilidade da variante Ómicron, as “taxas de rastreio baixaram entre 70% a 90% em todo o mundo”, afirmou Bill Rodriguez.

Leia também...

Biblioteca Municipal de Torres Novas promove actividade dedicada a famílias e crianças

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai promover, no dia 18 de Fevereiro, mais uma actividade dedicada a famílias e crianças intitulada «Leituras para…

Fisco alerta para ‘emails’ falsos sobre reembolsos do IRS

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a existências de ‘emails’ fraudulentos que estão a ser enviados, solicitando dados bancários para posterior…

António Rosa, sapateiro e fadista: Santarém o viu nascer

É uma ‘figura grada’ na história do fado popular de Lisboa. Fez parte de uma ‘velha guarda’ que antecedeu os nomes mais célebres do…

Exposição de fotografia sobre Fátima abre no domingo

A exposição fotográfica “Fátima 25 anos de cidade” abre no domingo, no Posto de Turismo de Fátima, concelho de Ourém (Santarém). A mostra revela…