Os professores saudaram hoje a aprovação do reforço orçamental das instituições de ensino superior, salientando que “não significa um acréscimo de despesa”, mas acaba com a “asfixia” em que viviam os politécnicos de Santarém, Tomar e Castelo Branco.

O presidente do Sindicato Nacional Ensino Superior (SNESup) aplaudiu hoje a aprovação da proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) que veio definir que as instituições vão receber este ano o valor total transferido ao longo de todo o ano de 2019 e não apenas o equivalente à dotação inicial que, invariavelmente, tinha que ser reforçado.

A proposta de reforço orçamental das instituições de ensino superior apresentada pelo PSD foi aprovada com os votos favoráveis de todas as bancadas parlamentares, à excepção do PS.

A medida “permite corrigir a situação de suborçamentação que afectava sobretudo três instituições”, recordou o presidente do Sindicato Nacional Ensino Superior (SNESup), Gonçalo Velho, referindo-se aos institutos politécnicos de Castelo Branco, Santarém e Tomar.

A proposta agora aprovada “permite retirar a asfixia em que viviam estas três instituições”, salientou Gonçalo Velho.

O Politécnico de Santarém, por exemplo, recebeu de transferência do OE2019 cerca de 12 milhões de euros que representavam apenas 70% do valor necessário para salários.

Gonçalo Velho sublinhou ainda que esta alteração do Orçamento do Estado para 2020 “não significa um acréscimo de despesa porque este valor acabava sempre por ser pago”.

A diferença é que até agora era pago “como se fosse uma esmola a um pedinte” e não “para cumprir com as necessidades orçamentais das instituições”, criticou.

Gonçalo Velho, lembrou que esta medida era uma proposta que vinha sendo apresentada pelo SNESup desde 2017, altura em que foi detectado o problema.

“Não estavam a inscrever inicialmente no OE um valor que ia ser pago por via dos reforços. Esse valor iria ser pago porque ele era necessário. Assim, colocam-se as contas de forma transparente”, concluiu, assumindo estar “particularmente feliz” com a aprovação da medida que é também “um reconhecimento do trabalho do SNESup”.

Leia também...

PSP pede ajuda à população para identificar artigos furtados em residências

A Polícia de Segurança Pública de Santarém está a pedir ajuda à população para identificar os proprietários de vários artigos furtados em residências, no…

Profissionais dos hospitais do Médio-Tejo serão avaliados devido ao Coronavírus

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai começar a avaliar os profissionais de saúde que regressaram de territórios de contágio do Covid-19, tendo…

Grupo de cidadãos em vigília apela à reintegração de padre afastado de Abrantes

Cerca de 200 cidadãos apelaram hoje em Abrantes à reintegração do padre José da Graça nas paróquias da cidade, depois de afastado em Agosto…

Protesto em Torres Novas por decisão que mantém fábrica poluidora em funcionamento

Movimentos ambientalistas marcaram um protesto junto à ribeira da Boa Água, em Torres Novas, “indignados” pela aceitação, pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria…