A Proteção Civil registou 319 ocorrências no território do continente até às 19:00 de ontem, a maioria de inundações e limpeza de vias, sendo as zonas mais afetadas a Grande Lisboa, Lezíria do Tejo e Área Metropolitana do Porto.

“Entre as 00:00 e as 19:00 foram registadas 319 ocorrências, maioritariamente inundações, 142, depois limpezas de vias, 56, quedas de árvores, 52, movimentos de massa, 38, quedas de estruturas, 30, e um salvamento aquático”, avançou José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em declarações à Lusa.

Nas operações de assistência e socorro na sequência do mau tempo “foram empenhados 1.224 operacionais e 438 meios terrestres”, acrescentou a mesma fonte.

Em relação às regiões mais afetadas, o responsável da ANEPC referiu a Grande Lisboa, com 91 ocorrências, a Lezíria do Tejo, com 42, a Área Metropolitana do Porto, com 37, além do Alto Alentejo, Algarve e Península de Setúbal.

Estão sob aviso amarelo para precipitação, até à madrugada e manhã de terça-feira, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu.

Além da chuva, também estão com aviso amarelo para queda de neve os distritos de Castelo Branco e Guarda, para agitação marítima o de Leiria, e para agitação marítima e vento os de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal.

O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

Sociedade Filarmónica Alpiarcense comemora aniversário

A Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro comemorou, no domingo, dia 1 de Dezembro, o seu 93º aniversário, marcando quase um século de história…

Urgência pediátrica de Torres Novas fecha quinzenalmente aos fins de semana no verão

A urgência pediátrica da Unidade Hospitalar de Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai encerrar quinzenalmente, aos fins de semana, nos…

Projecto Restolho recebe donativo da Missão Continente

Decorreu ontem na Agrotejo a cerimónia de entrega do donativo Missão Continente ao Projecto Restolho, que contou com a presença da Ana Paula Magalhães…

“Faltam cinco minutos para as 23 horas” – João Paulo Diniz fala sobre a senha que mudou o país

Foi na rádio que se ouviram as senhas que secretamente deram o sinal para a saída das tropas dos quartéis na madrugada do dia…