A Proteção Civil registou 319 ocorrências no território do continente até às 19:00 de ontem, a maioria de inundações e limpeza de vias, sendo as zonas mais afetadas a Grande Lisboa, Lezíria do Tejo e Área Metropolitana do Porto.

“Entre as 00:00 e as 19:00 foram registadas 319 ocorrências, maioritariamente inundações, 142, depois limpezas de vias, 56, quedas de árvores, 52, movimentos de massa, 38, quedas de estruturas, 30, e um salvamento aquático”, avançou José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em declarações à Lusa.

Nas operações de assistência e socorro na sequência do mau tempo “foram empenhados 1.224 operacionais e 438 meios terrestres”, acrescentou a mesma fonte.

Em relação às regiões mais afetadas, o responsável da ANEPC referiu a Grande Lisboa, com 91 ocorrências, a Lezíria do Tejo, com 42, a Área Metropolitana do Porto, com 37, além do Alto Alentejo, Algarve e Península de Setúbal.

Estão sob aviso amarelo para precipitação, até à madrugada e manhã de terça-feira, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu.

Além da chuva, também estão com aviso amarelo para queda de neve os distritos de Castelo Branco e Guarda, para agitação marítima o de Leiria, e para agitação marítima e vento os de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal.

O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

Operação ‘Areia Branca’ da GNR desmantela rede de tráfico de droga

No Cartaxo e em Salvaterra de Magos.

Alunos do ensino básico aprendem a poupar dinheiro e a valorizar a água de Santarém

No âmbito na aposta do Município de Santarém na oferta de recursos educativos, as escolas EB 1 dos Combatentes e EB1 dos Leões, receberam…

Obras na EN 365-4 entre Pernes e Malhou

A Estrada Nacional (EN) 365-4 que liga Pernes a Malhou está em obras de melhoramento desde o passado dia 6 de Fevereiro. Segundo a…

Tomar celebrou 862 anos da fundação com o regresso das cerimónias presenciais

O Município de Tomar comemorou ontem os 862 anos da fundação do castelo templário por D. Gualdim Pais, data que este ano voltou a…