O Município de Santarém inaugurou hoje mais uma edição do Reino de Natal, no Jardim da Liberdade, que promete trazer a já habitual magia e espírito festivo à cidade ribatejana, com atividades dirigidas a famílias, escolas e toda a população.
A inauguração oficial do evento contou com a presença de João Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, que abriu as suas portas e visitou as suas instalações, com o fogo de artifício e as atuações do Grupo Sopros de Natal – Banda Itinerante e do duo Auguri Liric Singers pelo meio, a contribuírem para um clima de festa e de celebração .
“É um grande momento para Santarém, para o nosso comércio, para a nossa restauração, para a hotelaria e para a população em si”, referiu o autarca que destacou também o investimento feito pelo município, “num evento que atrai milhares de pessoas”.
“Este ano o valor de investimento é menor, mas a dinâmica é mais acrescida. Ou seja, estamos a otimizar e a melhorar a resposta que damos à população”, afirmou João Leite que considerou ainda o momento de hoje como “histórico”, acrescentando que “nunca estiveram presentes tantas pessoas no momento da inauguração”.
De 28 de Novembro a 25 de Dezembro, o Jardim da Liberdade, a Praça Sá da Bandeira, o Largo Padre Chiquito e a Praça Visconde Serra do Pilar, revestem-se de atrações e momentos de lazer para todos os escalabitanos.
No Jardim da Liberdade, o destaque vai para a presença do Mercadinho do Reino, zonas de street food e vários divertimentos e atrações, onde se incluem a pista e rampa de gelo natural, a mini roda e roda gigante, o mini comboio, um carrossel e jogos tradicionais, o que faz deste espaço da cidade, um dos principais pontos de atração do evento.
Por sua vez, no Largo Padre Chiquito estão presentes duas das atrações mais pitorescas das festividades, a Casa do Pai Natal, presente no Palácio Landal e que vai acolher as visitas dos mais novos entre os dias 28 de Novembro e 25 de Dezembro, e o “Maior Presépio do Ribatejo”, constituído por 650 figuras artesanais, produzidas pelo mestre Eurico Brito, e que está aberto a visitas ao público, de 28 de Novembro a 06 de Janeiro.
A programação do Reino de Natal, abrange ainda a Praça Sá da Bandeira, onde se encontra instalado um presépio, uma box de luz e carrinhos elétricos, e a Praça Visconde Serra do Pilar, que vai contar com a presença habitual de vários carrosséis.
Destaque ainda para o Comboio Turístico do Reino, com partida e chegada no Jardim da Liberdade e que estará a funcionar entre os dias 28 de Novembro e 25 de Dezembro, constituindo uma boa maneira de os visitantes deslocarem-se entre os diversos espaços festivos da cidade.
Para além do Reino de Natal, Santarém encontra-se também “vestida a rigor” com as tradicionais iluminações natalícias, inauguradas no passado dia 21 de Novembro, num investimento de 110 mil euros, que inclui cerca de 400 elementos decorativos, entre iluminações aéreas, peças ornamentais, estruturas cénicas e apontamentos luminosos distribuídos, não só pela própria cidade, com também por todas as freguesias do concelho.
No próximo dia 01 de Dezembro, entrará em vigor a campanha “Natal Compre Local”, onde serão disponibilizados vouchers no valor de dez euros, a um preço de cinco euros, passíveis de serem gastos no comércio do centro histórico da cidade.
Uma iniciativa “importante para o comércio local” e que representa um efeito na economia de “aproximadamente 400 mil euros” e que é “essencial para o desenvolvimento do concelho de Santarém”, sublinha João Leite.












