A Reserva Natural do Paul da Gouxa, em Alpiarça, distrito de Santarém, vai ser apresentada na sexta-feira, dia em que será assinado o protocolo relativo à sua gestão, comunicou a Quinta da Atela. 

A reserva natural situa-se em terrenos da Câmara Municipal de Alpiarça e da Quinta da Atela, pelo que será gerida em conjunto pelas duas entidades, disse hoje à agência Lusa João Peixinho, membro da Quinta da Atela.

Na cerimónia vão estar presentes o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Sónia Sanfona, a administradora da Quinta da Atela, Anabela Tereso, e a investigadora da Universidade de Évora (UÉ) Ana Mendes.

A criação desta reserva natural foi aprovada pela Assembleia Municipal de Alpiarça em fevereiro e, posteriormente, em março, a Comissão Europeia deu parecer positivo ao projeto. 

“O Paul da Gouxa é um espaço de extrema importância para o meio-ambiente, que aloja diversas espécies animais, sendo, também, um importante refúgio migratório e de nidificação”, declarou João Peixinho.

Destas espécies, João Peixinho destacou os abetouros, as corujas das torres, os môchos-galegos, os milhafres pretos, as águias de asa redonda, as águias calçada, os bufos-reais, os abelharucos, as raposas, as lontras, os papalvos, as doninhas, os ginetes e os saca-rabos. 

“É um tesouro natural único que abriga uma turfeira baixa, um habitat extremamente raro a nível europeu e que contém a maior mancha continental de salgueiro-negral”, referiu.

Esta turfeira destaca-se pela sua acumulação de carbono, que remonta a cerca de 9000 anos.

“As primeiras estimativas apontam para a presença de aproximadamente 1 milhão de toneladas de carbono armazenado, o que faz desta turfeira uma importante aliada na luta contra as alterações climáticas, daí ser de extrema importância a passagem deste espaço a reserva natural tendo em vista a sua conservação”, disse.

Este projeto percorreu um longo percurso e, segundo a mesma fonte, “não há uma estimativa de todo o investimento que foi realizado ao longo dos últimos 30 anos”.

Leia também...

Concluída conversão da rede de distribuição eléctrica em Almeirim

Os trabalhos de conversão da rede de distribuição elétrica de Almeirim, de 15 para 30 quilovolt da média tensão foram concluídos este mês, anunciou…

Cáritas lança campanha de apoio à população atingida pela guerra

A Cáritas Portuguesa, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), anunciou a abertura de uma campanha de apoio à população da Ucrânia. “A…

“A escrita é uma forma de viver outra vida”

João Pedro Bernardo nasceu em Lisboa, no dia 17 de Novembro de 1965, no antigo Hospital Militar da Estrela. Dali, saiu para a cidade…

Encontro de Cultura Popular do Ribatejo reflecte sobre identidade do território

O Fórum Ribatejo e o Município de Vila Nova da Barquinha promoveram, no sábado, dia 20 de Novembro, no Centro Cultural, o III Encontro…