A inauguração da Reserva Natural Local do Paul da Gouxa, em Alpiarça, decorreu no passado dia 25 de Agosto, pelas 15h45, onde se deu a assinatura de um protocolo de gestão do projecto de recalcificação e restauro da reserva por parte da Câmara Municipal de Alpiarça e da Quinta da Atela.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de Ana Mendes, investigadora da Universidade de Évora e responsável pelo projecto de requalificação e restauro do Paul da Gouxa, que partilhou numa apresentação, conhecimentos valiosos sobre a riqueza deste ecossistema.
Sónia Sanfona, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, enfatizou o compromisso da autarquia no empenho pela conservação e a sustentabilidade. Anabela Tereso, administradora da Quinta da Atela, salientou a importância da preservação deste espaço para as gerações futuras, enquanto Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, também partilhou as suas considerações sobre a relevância deste marco e a necessidade de ações concretas na luta contra as alterações climáticas.
O evento culminou com o descerramento da placa de inauguração na Reserva Natural Local do Paul da Gouxa, marcando oficialmente a abertura deste local para a exploração e apreciação por parte dos moradores locais e visitantes.
Duarte Cordeiro, após o descerramento da placa de inauguração, realizou uma breve visita a Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, reforçando assim a importância do evento e o compromisso com a conservação ambiental.
A inauguração da Reserva Natural Local do Paul da Gouxa reforça o compromisso de Alpiarça com a proteção da biodiversidade e a promoção do turismo de natureza bem como o combate às alterações climáticas. Este novo local promete proporcionar oportunidades para actividades educativas, investigação científica e um turismo sustentável, consolidando Alpiarça como um exemplo a seguir na conservação ambiental.
Com esta iniciativa a Câmara Municipal de Alpiarça contribui significativamente para a expansão das áreas protegidas em Portugal, alinhando-se com a Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 e demonstrando o empenho na preservação do património natural para as gerações presentes e futuras.