A Programação em Rede da Lezíria do Tejo continua a animar os municípios do território, num processo em crescimento de diversidade e intensidade de acções. No passado fim-de-semana estiveram em foco duas residências artísticas, a de Arte Urbana, em Almeirim, e de Estátuas Humanas, na Chamusca.

Quanto à primeira, “Arte Urbana”, orientada pelo jovem artista “BIGOD”, originário de Benfica do Ribatejo, com uma carreira já firmada nesta forma de arte, tinha-se escolhido cuidadosamente a parede, mas vieram as andorinhas e dela fizeram os seus ninhos. Por respeito às aves e a sua anunciada prole, a parede será artisticamente pintada em Setembro. No que toca à residência, na passada semana, decorreu a residência propriamente dita, da qual resultou a pintura do mural. Mais tarde, passar-se-á à intervenção antes projectada.

No respeitante à segunda,” Valoriz’Arte – Estátuas Humanas”, no passado sábado, 17 de Julho, teve apresentação pública o trabalho da residência artística orientada pelos Quideia, uma companhia profissional sediada em Alpiarça, com vários prémios nacionais e internacionais, especializada em estátuas humanas.

A primeira de onze residências artísticas de Estátuas Humanas decorreu na Chamusca, culminando numa apresentação pública do trabalho artístico realizado, no renovado mercado municipal daquela vila.

PUBLICIDADE

Foram cinco as estátuas apresentadas: “Choco Senna”, “Santa Iria”, “Leonor Telles”, “Outono” e “Pescador Avieiro”, esta última uma criação decorrente da própria residência artística.

Muitos nervos à flor da pele dos jovens artistas, que conquistaram o público que na manhã de sábado, entre as dez horas e o meio dia, passou pelo mercado da Chamusca. Não faltaram as fotos e as “selfies”, num tempo de prazer e contentamento, tão importante sempre e particularmente nestes momentos de pandemia.

De lembrar que a Programação em Rede da Lezíria do Tejo resulta de uma candidatura apresentada pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, em colaboração com os onze municípios da Lezíria, e tem financiamento do Alentejo 2020, do Portugal 2020 e da União Europeia.

PUBLICIDADE
Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.