Em vez dos habituais vencedores do ‘Tejo Gourmet’, cuja realização passou a ser bienal, na ‘Gala Vinhos do Tejo 2021’ foram atribuídos os prémios ‘Tejo Academia’, iniciativa que tem como objectivo formar e avaliar restaurantes da região, na comida e na relação com o vinho, destacando aqueles que têm melhor mis en place, espaço, empratamento, atendimento, harmonização vínica, serviço de vinhos, carta de vinhos e melhores provas teórica e prática, a que estão submetidos durante a formação.

O grande vencedor da noite, com o título de ‘Melhor Restaurante’ e prémio em cinco categorias – ‘Melhor Mis em Place’, ‘Melhor Espaço’, ‘Melhor Serviço de Vinhos’, ‘Melhor Carta de Vinhos’ e ‘Melhor Prova Prática’ – foi o restaurante Oh!Vargas, de Santarém.

Ao ‘Correio do Ribatejo’ Manuel Vargas assegura que a distinção recebida na Gala dos Vinhos do Tejo é “um trabalho de equipa que passou pela cozinha, o Ivan Duarte que é o nosso sommelier e ajudou na harmonização dos pratos, em parceria comigo e com o chef que tínhamos nessa altura”, conta.

“Um dos nossos focos no restaurante é o serviço de vinhos, é algo que damos muita atenção e muito carinho. Todos os dias falamos com produtores para ter novos vinhos, para ter novos copos e para servir os vinhos à temperatura correcta. E depois quando participamos neste tipo de iniciativas, neste caso da CVR Tejo, queremos sempre obter os melhores resultados e isso significa que estamos a fazer as coisas da maneira certa e é sempre muito gratificante ser reconhecido”, afirmou ao ‘Correio do Ribatejo’ Manuel Vargas.

PUBLICIDADE

“Os nossos clientes que são aqui da região por norma quando cá veêm já sabem aquilo que pretendem, não passando muito pela nossa recomendação. Isto a não ser quando saem colheitas novas, aí recomendamos porque também sabemos que alguns dos nossos clientes gostam de determinada linha de vinho”, acrescenta.

Sobre Santarém, o sócio-gerente de Oh!Vargas admite que a cidade é “cada vez mais, a Capital da Gastronomia, essas pessoas que estão de passagem ou que se deslocam de propósito à cidade para virem ao nosso restaurante ou de outros colegas meus, pedem sempre um aconselhamento dos vinhos da nossa região e nós tentamos não aconselhar sempre os mesmos porque há bastantes produtores e temos uma boa relação com todos eles”, concluiu.

O diploma de ‘Melhor Empratamento’ foi para o De’Gustar, em Torres Novas; o Aveiramariscos, em Aveiras de Cima, recebeu o título de ‘Melhor Atendimento’; a ‘Melhor Harmonização’ coube à Casa Chef Victor Felisberto, em Alferrarede, Abrantes; e o Manjar dos Templários, na Madalena, em Tomar, foi o que restaurante que melhor se saiu na ‘Prova Teórica’ promovida pelos mentores desta iniciativa.

João Leite, presidente da Viver Santarém recebe o prémio atribuído ao Festival Nacional de Gastronomia

Nova é também a iniciativa ‘Tejo Anima’, que pretende premiar o território e as suas valências de lazer, sendo, por isso, promovida pela Rota dos Vinhos do Tejo. Houve seis categorias e um eleito em cada uma delas: a Villa Nova Nautic & Nature Hostel, em Vila Nova, na Serra de Tomar, no que toca ao ‘Alojamento’; a Ollem Turismo, em Valada do Ribatejo, no Cartaxo, como empresa de ‘Animação Turística’; a Quinta da Lapa, em Manique do Intendente, na Azambuja, no ‘Enoturismo’; o EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves (Companhia das Lezírias), em Vila Franca de Xira, na categoria ‘Natureza’; o Convento de Cristo, em Tomar, no ‘Património e Oferta Cultural’; e o ‘Festival Nacional de Gastronomia’ (Santarém), em representação das ‘Tradições’ da região e a somar já 40 anos de vida, todos eles distinguidos na Gala dos Vinhos do Tejo.

Quanto ao ‘Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo’, Álvaro Rodrigues foi distinguido com o primeiro e terceiro prémios, enquanto Paula Pamies Teixeira foi autora da segunda fotografia mais votada.

PUBLICIDADE
Leia também...

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…