O presidente da Câmara de Santarém disse hoje que as revisões de preços devido à inflação, em 2022 e 2023, pesam mais 2,3 milhões de euros nas contas do município, esperando ressarcimento na reprogramação dos fundos comunitários.

Ricardo Gonçalves (PSD) disse à Lusa que a questão foi abordada no último seminário da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), tendo sido decidido colocar a questão à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), no sentido de que, na reprogramação dos fundos comunitários, se aproveite a parte não executada para este fim, em vez de ser colocada em novos projetos.

O autarca deu o exemplo do impacto do aumento dos preços nas grandes empreitadas em curso no concelho, como a requalificação da Avenida António dos Santos, em que a revisão dos preços é da ordem dos 400.000 euros, o que, antes da crise inflacionista, seria de 50.000 a 60.000 euros.

“Para as nossas finanças é complicado”, disse, esperando que seja acolhida a proposta de ressarcimento com recurso aos fundos comunitários.

“Mas, até lá, veja o impacto que tem nas contas”, declarou, salientando que esta é uma situação que se coloca à generalidade dos municípios.

Leia também...

Atendimento ao público da Segurança Social regressa às instalações habituais em Santarém

O atendimento ao público do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém será retomado, a partir da próxima segunda-feira, 19 de Maio, nas instalações…

Chamusca disponibiliza árvores de Natal ao comércio local

O Município da Chamusca vai disponibilizar árvores de Natal aos estabelecimentos comerciais da vila aderentes. O objetivo é apoiar o comércio local a receber…

Ambientalistas insistem em alternativas à construção de novos açudes e barragens no Tejo

O Movimento pelo Tejo assegurou que “existem soluções alternativas à construção de novos açudes e barragens para fazer face ao problema da seca”, permitindo…

Dia de Coruche na Feira Nacional de Agricultura com provas gastronómicas e mostras etnográficas

O Dia do Município de Coruche na 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo acontece hoje, dia 05 de Junho no…