O presidente da Câmara de Santarém disse hoje que as revisões de preços devido à inflação, em 2022 e 2023, pesam mais 2,3 milhões de euros nas contas do município, esperando ressarcimento na reprogramação dos fundos comunitários.

Ricardo Gonçalves (PSD) disse à Lusa que a questão foi abordada no último seminário da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), tendo sido decidido colocar a questão à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), no sentido de que, na reprogramação dos fundos comunitários, se aproveite a parte não executada para este fim, em vez de ser colocada em novos projetos.

O autarca deu o exemplo do impacto do aumento dos preços nas grandes empreitadas em curso no concelho, como a requalificação da Avenida António dos Santos, em que a revisão dos preços é da ordem dos 400.000 euros, o que, antes da crise inflacionista, seria de 50.000 a 60.000 euros.

“Para as nossas finanças é complicado”, disse, esperando que seja acolhida a proposta de ressarcimento com recurso aos fundos comunitários.

“Mas, até lá, veja o impacto que tem nas contas”, declarou, salientando que esta é uma situação que se coloca à generalidade dos municípios.

Leia também...

Homem morre após queda num poço em Santarém

Um homem morreu após cair num poço no concelho de Santarém, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil…

Exército abre processo de averiguações após morte de militar em Abrantes

O Exército abriu hoje um processo interno para averiguar as “causas e circunstâncias” da morte de um militar de 24 anos, no Regimento de Apoio…

Sardoal assina protocolo para construção de 16 habitações a custos acessíveis

O município de Sardoal vai assinar um protocolo com o Governo para construir 16 habitações a custos acessíveis, orçadas em 2,7 milhões de euros,…

Encontro de Participação de Rio Maior do Orçamento Participativo Jovem 2018

A segunda edição do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018 (OPJovem) iniciou-se no passado dia 28 de Maio. A iniciativa, pioneira a nível mundial, desafia…