O presidente da Câmara de Santarém disse hoje que as revisões de preços devido à inflação, em 2022 e 2023, pesam mais 2,3 milhões de euros nas contas do município, esperando ressarcimento na reprogramação dos fundos comunitários.

Ricardo Gonçalves (PSD) disse à Lusa que a questão foi abordada no último seminário da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), tendo sido decidido colocar a questão à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), no sentido de que, na reprogramação dos fundos comunitários, se aproveite a parte não executada para este fim, em vez de ser colocada em novos projetos.

O autarca deu o exemplo do impacto do aumento dos preços nas grandes empreitadas em curso no concelho, como a requalificação da Avenida António dos Santos, em que a revisão dos preços é da ordem dos 400.000 euros, o que, antes da crise inflacionista, seria de 50.000 a 60.000 euros.

“Para as nossas finanças é complicado”, disse, esperando que seja acolhida a proposta de ressarcimento com recurso aos fundos comunitários.

“Mas, até lá, veja o impacto que tem nas contas”, declarou, salientando que esta é uma situação que se coloca à generalidade dos municípios.

Leia também...

Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere recebe exposição “Tecendo a vida a cores”

Está patente na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere a exposição: Tecendo a vida a cores, de Diana Meneses Cunha. Após uma carreira de…

Requalificação da Fonte de Nabais inaugurada este sábado

As obras de requalificação da Fonte de Nabais, na União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém (UF) foram inauguradas…

Projectos “Wild West 4” e “Descobrimentos – O Avant-Garde” vencem Coruche Fashion Cork 2024

O evento Coruche Fashion Cork, realizado este ano na noite de 25 de Maio, anunciou os vencedores do Concurso de Ideias e Criatividade 2024,…

Feira Nacional da Agricultura dá a provar “o melhor da produção nacional”

O “melhor da produção nacional” vai ser dado a provar de 02 a 10 de Junho, em Santarém, na 55.ª edição da Feira Nacional…