O presidente da Câmara de Santarém disse hoje que as revisões de preços devido à inflação, em 2022 e 2023, pesam mais 2,3 milhões de euros nas contas do município, esperando ressarcimento na reprogramação dos fundos comunitários.

Ricardo Gonçalves (PSD) disse à Lusa que a questão foi abordada no último seminário da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), tendo sido decidido colocar a questão à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), no sentido de que, na reprogramação dos fundos comunitários, se aproveite a parte não executada para este fim, em vez de ser colocada em novos projetos.

O autarca deu o exemplo do impacto do aumento dos preços nas grandes empreitadas em curso no concelho, como a requalificação da Avenida António dos Santos, em que a revisão dos preços é da ordem dos 400.000 euros, o que, antes da crise inflacionista, seria de 50.000 a 60.000 euros.

“Para as nossas finanças é complicado”, disse, esperando que seja acolhida a proposta de ressarcimento com recurso aos fundos comunitários.

“Mas, até lá, veja o impacto que tem nas contas”, declarou, salientando que esta é uma situação que se coloca à generalidade dos municípios.

Leia também...

Coruche sensibiliza comunidade para impacto dos maus-tratos na infância

As actividades “Abril Azul” de sensibilização da comunidade para o impacto dos maus-tratos na infância tiveram hoje o seu ponto alto com a formação…

Município de Torres Novas reactiva sistema de bicicletas partilhadas

O Município de Torres Novas reativou o sistema de partilha pública de bicicletas, «BUTe», que inclui um conjunto de equipamentos destinados a permitir a…

Liceu de Abrantes recebe Exposição de Artes Visuais de antigos alunos

Está patente no átrio da Escola Dr. Manuel Fernandes, de 24 de Setembro a 26 de Outubro, uma exposição de artes visuais da autoria…

Webinar “Acesso aos Produtos de Apoio” em Santarém

A Comissão Municipal de Proteção das Pessoas Idosas e/ou Dependentes do Município de Santarém realiza, no próximo dia 9 de Junho, entre as 10h00…