Leonor Pinho, atleta dos “Caixeiros” de Santarém, na sua primeira internacionalização pela Selecção Nacional Sub19, garantiu a Medalha de Bronze na categoria de Doubles Femininos, no primeiro Campeonato da Europa de Teqball Sub19, que se realizou nos dias 16 e 17 de Novembro em Senec, Eslováquia.
A atleta, natural de Almeirim, de 18 anos, fez dupla com a atleta belga, Line Roquiny, a convite da organização, para preencher uma vaga no quadro competitivo, devido a uma ausência de última hora.
Contra todas as expectativas a dupla luso-belga atingiu a Meia-final, onde viria a ser derrotada pela Hungria.
No jogo de atribuição da Medalha de Bronze, Leonor e Line venceram a Roménia pelos parciais de 12-9 e 12-4.
Leonor Pinho sente que está a viver um sonho: “Estou a viver realmente um sonho. Esta medalha foi fruto de muito trabalho, muita dedicação ao Teqball. A decisão de passar a jogar Teqball foi uma aposta vencedora e que está a ter o reconhecimento ao representar a Selecção portuguesa”.
Foram cinco os atletas do distrito de Santarém, com idades entre os 14 e os 18 anos, a marcar presença neste importante evento internacional.
Leonor Pinho, Afonso Madeira e Martim Vasques, dos “Caixeiros” de Santarém, e Duarte Sobral, do Teqball Abrantes, foram os jovens “teqers” do Ribatejo que fizeram história ao integrar a primeira Selecção Nacional Sub19. A equipa portuguesa contou ainda com João Pedro Cavalheiro, de Ponte de Lima.
Alex Toporovskyy, dos “Caixeiros”, também entrou para a história da modalidade ao participar neste Europeu com as cores da Ucrânia.
Apesar de Portugal não ter conseguido passar a Fase de Grupos nas restantes categorias, todos os atletas lusos venceram pelo menos um jogo neste Europeu.
A liderar a missão “Pioneiros” esteve o escalabitano Rui Marques Leitão, Director Técnico Nacional.