A Federação do Folclore Português, prestigiada instituição que visa salvaguardar e valorizar o património etnográfico e folclórico português e apoiar o movimento associativo devotado aos mesmos objectivos, foi fundada no dia 28 de Maio de 1977, em Arcozelo, importante freguesia do concelho de Vila Nova de Gaia, onde tem a sua sede.
Nos passados dias 10 e 11 de Janeiro decorreu, em Gondomar, o Congresso Nacional de Folclore durante o qual se realizou a Assembleia Geral eleitoral, a que se candidatou uma única lista, maioritariamente composta pelos anteriores dirigentes, mas ainda assim registando-se uma saudável renovação, com a integração de diversos jovens académicos que muito hão-de contribuir para valorizar esta instituição.
À frente dos destinos da Assembleia Geral e da Direcção mantêm-se dois ribatejanos, o que diz bem da importância da nossa região no seio desta Federação, que, como é compreensível, conta entre os seus associados uma maioria de grupos e ranchos de folclore do norte de Portugal. Ludgero Mendes, que é na actualidade o único membro dos órgãos sociais desde a fundação da Federação, ocorrida em 1977, e que, ao longo deste período de quase cinquenta anos já presidiu ao Conselho Fiscal, foi vice-presidente da Direcção e ocupa as funções de Presidente da Mesa da Assembleia Geral desde 2020, e Daniel Calado Café, natural de Alcanena, que foi reeleito como Presidente da Direcção, cargo que já ocupa desde 2020, tendo sido anteriormente vice-presidente da Direcção durante dois mandatos.
É caso para dizer que a nossa região está muito bem representada na Federação do Folclore Português. E são os seguintes os membros dos Órgãos Sociais da Federação do Folclore Português:
– Assembleia-geral – Presidente: Ludgero Mendes, em representação do Grupo Académico de Danças Ribatejanas – Santarém; Vice-presidente: João Manuel da Silva Carriço, Sócio auxiliar – Póvoa da Galega – Mafra; Secretários: Dinis Correia Mateus, Sócio auxiliar – Moncarapacho – Olhão; Joaquim José Lopes Matias, em representação do Rancho Folclórico de Fortios – Portalegre; Hélio Manuel Henriques dos Santos, em representação do Rancho Folclórico “Os Camponeses de Minjoelho” – Tomar;
– Conselho Fiscal – Presidente: Francisco Moreira, em representação do Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde – Espinho; Secretário: Paulo Paiva Morais, em representação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira – Vila Nova de Paiva; Relator: Cecília do Carmo Rodrigues de Sousa, em representação do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” – Murtosa; Suplentes – 1.º: Ana Lourenço Rodrigues Machado, em representação do Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém – Guimarães; 2.º: Maria Manuela da Silva Carriço, Sócio auxiliar – Póvoa da Galega – Mafra; 3.º: Sérgio Miguel Estrela Coelho, em representação do Grupo Etnográfico de Albergaria;
– Direcção – Presidente: Daniel Calado Café, em representação do Rancho Folclórico de Gouxaria – Alcanena; Vice-presidentes – 1.º: Inácio Martins Soares, Sócio auxiliar – Anta – Espinho; 2.º: Carla Patrícia Basto Meira, em representação do Rancho Típico de S. Mamede de Infesta – Matosinhos; 3.º: Nuno Miguel da Silva Maia, Sócio auxiliar – Vila Nova de Gaia; 4.º: Jaime Ricardo Teixeira Gouveia, Sócio auxiliar – Moimenta da Beira; 5.º: Ricardo Miguel Martins Oliveira, em representação do Grupo Danças e Cantares de Alfena – Valongo; 6.º: Elisa Manuela Afonso Alves, em representação do Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe – Monção; Secretários – 1.º: Maria Lucília Pereira Alves Santos, em representação do Grupo Regional de Moreira da Maia – Maia; 2.º: Cristina Margarida Pardinha Gaspar, em representação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia – Aveiro; Tesoureiro: Carlos Manuel Martins Saraiva, Sócio auxiliar – Águeda; Tesoureiro Adjunto: Luís Sousa Fernandes, em representação do Rancho Folclórico Danças e Cantares Santa Maria do Olival – Vila Nova de Gaia; Vogais – 1.º: Tânia Alexandra Miranda Gabriel, em representação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila – Coimbra; 2.º: André Vieira, em representação do Rancho da Região de Leiria; 3.º: Nuno Miguel dos Santos, em representação do Rancho Folclórico “As Vendedeiras Saloias de Sintra”; 4.º: José António Monteiro, em representação do Rancho Regional e Folclórico de Candosa – Tábua; Suplentes – 1.º: Cláudia Reigota, em representação do Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo; 2.º: Luís Ferreira Sousa, Sócio auxiliar – Trofa; 3.º: Maria Carla Miranda de Oliveira, Sócio auxiliar – Lisboa; 4.º: Paulo Alexandre Machado Jerónimo, em representação do Rancho Folclórico da Boidobra – Covilhã; 5.º: Fábio André Pereira Gonçalves Luís, em representação do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa – Arganil (Lisboa); 6.º: Sérgio Armando Fernandes da Silva, em representação do Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha; 7.º: André Alexandre Pereira Guerreiro, em representação do Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines – Silves; 8.º: Joaquim Rocha Neves da Silva, Sócio auxiliar – Pedroso – Gaia.
Fazemos votos de muito sucesso no desempenho das suas funções.
