A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém realizou, no 15 de Março, uma conferência online em busca de investimento francês para a região do Ribatejo, que contou com a participação de mais de 100 empresas francesas.

“Damos suporte a empreendedores e investidores franceses e estamos de braços abertos para receber investimentos”.  Foi esta a garantia do presidente da direcção da NERSANT, Domingos Chambel, firmada no Roadshow França-Portugal – Oportunidades de Negócios, conferência online que a associação realizou ontem, dia 15 de Março, pela manhã, com o objectivo de promover a região do Ribatejo no mercado francês.

Domingos Chambel reforçou ainda que “a associação está disponível para apoiar investidores franceses que pretendam investir no Ribatejo, dando-lhes todo o apoio quer a nível de instalação, quer a nível administrativo” e que “temos um grupo de investidores para trabalhar com empresários franceses”. “Temos 2800 associados e queremos engrossar ainda mais este número, tão importante para o desenvolvimento de Portugal”, fez saber o presidente da direcção da NERSANT. “Esperamos em breve, num período pós-Covid, realizar um grande encontro de empresários e recebê-los na região de braços abertos”, fez saber ainda Domingos Chambel, dando as boas-vindas ao investimento francês no Ribatejo. “Contamos com o vosso interesse na nossa região”, concluiu o líder empresarial.

PUBLICIDADE

Por sua vez, Jorge Torres Pereira, o Embaixador de Portugal em França, congratulou a NERSANT pela realização deste evento e pela vontade da associação em “aliar os dois países de relações comerciais”.

“Esperamos ver este ano ou no próximo, o relançamento desta relação entre os dois países, no sentido de uma colaboração franco-portuguesa bem sucedida”, referiu ainda.

O Roadshow França-Portugal – Oportunidades de Negócios assumiu o carácter de conferência digital e teve como prioridade abordar as oportunidades de negócio do Ribatejo para o mercado de França. A conferência multissectorial, realizada em formato online, teve como objectivo a promoção do potencial de Portugal e da região do Ribatejo junto de um leque alargado de entidades e potenciais investidores de França, bem como a criação de oportunidades de negócio internacionais para as empresas portuguesas e a obtenção de investimento externo para Portugal.

O evento, que veio substituir uma acção promocional presencial cancelada devido à evolução da crise pandémica, contou com um vasto painel de oradores de diversas entidades. A mesma contou com a intervenção Hugues Vérité, Delegado Permanente da Comissão Estratégica para o Sector da “Indústria para a Construção”, e com a apresentação do Ribatejo, com foco nos factores de atractividade desta região, pela NERSANT. Neste painel de enquadramento, tomou ainda a palavra Carlos Vinhas Pereira, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa.

“Investir em Portugal: Ponto de vista dos investidores” foi outro dos painéis realizados no evento, com a participação de Filipe Videira, director da empresa Techno-France, de Benoît Julienne, diretor do grupo empresarial ASTEN, de Tina Dumont, do empreendimento de enoturismo eco-criativo L’Empreinte des Fées, e de Fernando Ramos, diretor-geral da MVM Holding. Neste tema estiveram em discussão e exposição as diferentes experiências de cada um dos empresários junto do mercado português.

A conferência online deu ainda a conhecer as principais vantagens e incentivos para investir em Portugal, mote que deu tema ao painel com o mesmo nome. Integraram o debate Eduardo Henriques, delegado da AICEP em França (Paris), Hélio Pereira, director da Caixa Geral de Depósitos França e Jean-Pierre Pinheiro, director do Posto de Turismo de Portugal em França.

Realizou-se ainda uma apresentação sobre como constituir uma empresa em Portugal, por Pedroso Leal, director-geral da PL SOLICITORS, empresa com sede em território ribatejano e escritório em Paris. O empresário aconselhou modalidades e procedimentos para a constituição de uma empresa.

De referir que o Roadshow França-Portugal – Oportunidades de Negócios foi promovido pela NERSANT no âmbito do projeto Ribatejo Global, que visa contribuir para o aumento do reconhecimento da qualidade das empresas, produtos e serviços da região do Ribatejo junto dos mercados externos. O mesmo é financiado pelo Compete 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Participaram na conferência online mais de 100 empresas francesas de diversos sectores de actividade, nomeadamente agro-alimentar, construção, turismo, metalomecânica, entre outros.

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…

“Os pequenos produtores não podem ser abandonados”

João Mendes – Fio Dourado DIVULGAÇÃO APRODER O lagar de azeite da…

Câmara de Santarém pede 270 mil euros ao BEI para requalificação de avenida

A Câmara de Santarém aprovou hoje a contracção de um empréstimo de…