A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo quer apostar este ano na promoção internacional do Ribatejo e num crescimento entre 3% e 5% no número de hóspedes e dormidas, disse o presidente daquele organismo.

Em declarações à Lusa, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, afirmou que o plano de turismo do Ribatejo para 2026 assenta em três prioridades: aumentar a notoriedade do Ribatejo no mercado português, reforçar a comercialização da oferta turística e integrar a região na promoção internacional.

“Queremos ampliar a exposição comercial do Ribatejo e integrá-la na dinâmica de promoção internacional”, indicou.

O plano foi apresentado na segunda-feira, 25 de maio, no âmbito de um seminário dedicado à Lezíria do Tejo, que reuniu os presidentes das câmaras municipais que integram esta comunidade intermunicipal.

Segundo o responsável, estes eixos enquadram uma estratégia que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos, visando dar maior autonomia ao ‘marketing’ turístico do Ribatejo.

Para concretizar estes objetivos, o plano prevê um conjunto de ações dirigidas ao mercado nacional e internacional, incluindo campanhas publicitárias, presença em eventos, como a Feira Internacional da Agricultura, e reforço de conteúdos digitais.

Entre as medidas, destaca-se o lançamento de uma campanha publicitária nacional em duas fases, uma no verão e outra no período de época baixa, bem como campanhas digitais durante todo o ano nas redes sociais.

No plano internacional, José Santos referiu a inclusão, pela primeira vez, de conteúdos específicos do Ribatejo em campanhas dirigidas ao mercado espanhol, nomeadamente na Andaluzia, tirando partido da promoção conjunta com o Alentejo.

A estratégia passa ainda pela produção de conteúdos digitais em mercados externos, incluindo o Brasil, e por parcerias com produtoras cinematográficas, com investimento previsto de 50 mil euros para promover a região em festivais internacionais.

O plano inclui também a realização de eventos, como um festival gastronómico em setembro, e o reforço da promoção do turismo equestre, considerado “um dos produtos estratégicos do território”.

De acordo com José Santos, o objetivo quantitativo é alcançar um crescimento entre 3% e 5% no número de hóspedes e dormidas.

O responsável reconheceu que, apesar do crescimento registado em 2025 no mercado nacional, a região perdeu turistas internacionais, o que justifica o reforço da promoção externa.

“Crescemos o ano passado em hóspedes […] mas não conseguimos crescer no mercado internacional”, afirmou, sublinhando a necessidade de reequilibrar a procura.

Entre os principais produtos turísticos do Ribatejo, José Santos destacou a enogastronomia, o turismo equestre e o turismo de natureza, áreas consideradas “estruturantes para atrair visitantes”.

“O produto âncora é claramente o pilar da enogastronomia”, afirmou, apontando também o potencial do turismo ligado aos vinhos, eventos gastronómicos e restaurantes da região.

O turismo equestre surge como outro “eixo prioritário”, especialmente com impacto junto do mercado espanhol, a par do turismo de natureza, que inclui atividades como caminhadas, ciclismo e observação de aves.

O plano contempla ainda o desenvolvimento de produtos complementares, como o turismo industrial e o turismo literário, este último com “potencial para captar o mercado brasileiro”.

Questionado sobre o impacto das intempéries registadas no início do ano, o presidente da entidade considerou que não deverão afetar de forma significativa a atividade turística, apesar de existirem algumas situações pontuais por resolver, nomeadamente em Salvaterra de Magos.

José Santos mostrou-se confiante na resposta dos municípios e considerou que a região estará preparada para a época alta, apontando já um aumento do fluxo de visitantes com a melhoria das condições meteorológicas.

“Creio que o território estará preparado para receber os turistas”, concluiu.

Leia também...

Azambuja inaugura novo Albergue de Peregrinos

O concelho de Azambuja conta com um novo Albergue de Peregrinos, desde dia 24 de Junho, inaugurado com a presença do presidente da ERTAR-Entidade…

Secretária de Estado do Turismo participa na marcação do Caminho de Fátima

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, acompanhada pelo Presidente da Turismo do Alentejo/Ribatejo, António Ceia da Silva, e pelo Presidente da…

Deputados do PSD pedem ao Governo medidas excepcionais de apoio ao turismo de Fátima

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém propuseram ao Governo, liderado pelo PS, um conjunto de medidas excepcionais de apoio ao turismo…

Entidade Regional de Turismo inaugura primeiro percurso pedestre em Coruche com lançamento de um Guia

A Turismo do Alentejo / Ribatejo inaugura, no próximo sábado, 13 de Abril, um dos trajectos que integra o Guia de Percursos Pedestres da…