Ricardo Gonçalves apresentou esta tarde, na reunião do executivo municipal, o pedido de suspensão de mandato, para que possa assumir, a partir do próximo dia 9 de Setembro, a presidência do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), para a qual foi convidado pelo governo.
A suspensão do mandato foi votada hoje e aprovada por maioria, apenas com o voto contra do vereador do Chega, Pedro Frazão.
Visivelmente emocionado, numa sessão que contou com a presença de muitos dos directores dos diferentes departamentos da autarquia, Ricardo Gonçalves admitiu ser “um dia especial”.
“São 18 anos que me marcaram muito, são mais de 540 reuniões de executivo, momentos muito bons, momentos menos bons”, lembrou.
Ricardo Gonçalves agradeceu a todos os vereadores, dos diversos partidos, aos dirigentes e funcionários do Município e a todas as instituições com as quais trabalhou enquanto presidente da Autarquia.
“Quero dizer que o maior privilégio da minha vida foi estar a dirigir a Câmara de Santarém. Irei fazer muitas coisas na minha vida mas este foi o maior privilégio que me deram, na cidade onde eu nasci, poder estar à frente dos seus destinos”, afirmou não contendo as lágrimas.
“Sempre tive um foco que era deixar muito melhor do que tinha encontrado. E com a ajuda de todos acho que consegui, de forma humilde, sem ostentações, foram vocês todos que me ajudaram e quero-vos agradecer do fundo do coração. As críticas levá-las-ei como construtivas”, declarou.
Seguiram-se as intervenções dos vereadores presentes e, na qualidade de público, do presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém e da deputada Inês Barroso.
O Despacho n.º 10294-B/2024, publicado a 30 de Agosto, em Diário da República designa, “em regime de substituição, os membros do conselho directivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.”, composto por um presidente, um vice-presidente e dois vogais, tendo sido designados para os lugares Ricardo Gonçalves (presidente), Paulo Jorge Santos (vice-presidente), Lídia Praça (vogal) e Carla Silva (vogal).
O despacho produz efeitos a 9 de Setembro de 2024, no que respeita à designação do presidente do conselho directivo do IPDJ, I. P., e a 2 de Setembro de 2024, quanto à designação dos restantes membros.
Ricardo Gonçalves tem uma Licenciatura em Economia – Universidade Lusíada de Lisboa (2000), e uma Pós-graduação em Actualização de Direito das Autarquias Locais – Instituto de Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito de Lisboa (2004). Como percurso profissional foi presidente da Câmara Municipal de Santarém (2012-2024); Vogal do Conselho de Administração do CNEMA, Presidente da Mesa do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (2019-2021); Presidente do Conselho Directivo da Associação de Desenvolvimento das Serras de Aires e Candeeiros (2015-2017); Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, EM SA (2014-2019); Vice-Presidente da Mesa do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (2012-2020); Presidente Conselho Administração da Águas de Santarém EM SA (2012-2020); Presidente da Assembleia Geral da Resitejo (2010-2013); Vogal do Conselho de Administração da Parquiscalabis SA – Parque de Negócios de Santarém (2009-2017); Vereador Câmara Municipal de Santarém (2006-2012); Presidente da Junta de Freguesia de Azoia de Baixo (2002-2005); e Consultor na João Diogo Nogueira & Associados.
(Ler noticia desenvolvida na edição impressa de 6 de Setembro)