Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, quer que o Governo inclua no Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030) a modernização da actual linha do Norte e não “menospreze a importância do nosso distrito”.

O autarca reagiu nas redes sociais à apresentação do PNI2030, que tem previsto um investimento de 10,5 mil milhões de euros para a ferrovia, onde 4,5 mil milhões serão investidos numa nova linha de alta velocidade que liga Lisboa ao Porto.

Ricardo Gonçalves lamenta que o Governo não tenha pormenorizado se o investimento de 1,5 mil milhões de euros, que engloba a variante a Santarém, se vai manter como prioritário para o Governo.

“Esta linha está obsoleta, continua a trazer instabilidade para as nossas encostas e, infelizmente, todos os anos é palco de vários acidentes mortais, mas continua a ser fundamental para circulação de pessoas e bens de toda esta região.”, refere.

O autarca considera que este “grande investimento” não inviabilize a “modernização da atual linha do Norte, nem menospreze a importância do nosso distrito”.

“Tenho a certeza que todos os agentes políticos e civis da região se unirão para que a variante à Linha do Norte, em Santarém, seja uma realidade, a par de outras intervenções na actual linha do Norte que terá de continuar a servir uma grande fatia do nosso país”, conclui.

O Conselho Intermunicipal da CIMLT vai reunir-se no sábado, tendo na agenda a ausência, no PIN 2030, de vários projetos considerados essenciais no âmbito dos programas de valorização do interior, como por exemplo a conclusão do IC3/A13 e o facto de, na ferrovia, não estar contemplada a variante a Santarém.

Leia também...

Empresa de Azambuja encerra provisoriamente devido à presença de 38 trabalhadores infectados

O presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa, confirmou o…

Bombeiros do Cartaxo reforçam competências para apoiar população em situações de catástrofe

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo têm uma equipa de intervenção multidisciplinar com…

Benavente baixa orçamento em 2019 para 19,2 milhões de euros

O orçamento do município de Benavente vai ser, em 2019, de 19,2…

Municípios do Médio Tejo reivindicam apoios pelos danos causados pela tempestade Elsa

Os municípios do Médio Tejo pediram uma reunião com carácter de urgência…