A Câmara Municipal de Rio Maior viu aprovada a sua candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a requalificação da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) da cidade.

Segundo a autarquia, o valor do financiamento, de 12.798.931,97 euros, o mais alto de sempre da história do Município de Rio Maior, será executado entre 2022 e 2026, sendo destinado à consolidação de um espaço industrial sustentável e digital, com impacto na capacidade de atrair e fixar mais empresas, que promovam uma maior especialização produtiva. A AAE de Rio Maior, a Rio Maior New Generation Business, é actualmente composta por aproximadamente 400 lotes, 50 empresas e cerca de 1847 postos de trabalho activos.

“Trata-se de um financiamento fulcral para o desenvolvimento de Rio Maior. A requalificação da AAE permitirá não só atrair mais empresas e criar mais postos de trabalho, como reforçar a competitividade do Município, liderando nas áreas da inovação, da sustentabilidade e da transição energética”, afirma Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.

O projeto tem previsto um conjunto de investimentos e intervenções, tais como:

Sistemas de produção e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis destinados ao autoconsumo e às comunidades de energia renovável

O Município de Rio Maior pretende desenvolver e implementar na AAE iniciativas que fomentem a implementação de sistemas de autoprodução, armazenamento e consumo de energia a partir de fontes renováveis. Uma vez que o município já efectua a produção de energia eléctrica a partir de fontes de geração eólicas de grande dimensão, está prevista a instalação de infra-estruturas para produção e armazenamento de hidrogénio verde, bem como a instalação de painéis solares fotovoltaicos com capacidade de 6MW, numa área correspondente a cerca de 5,5 hectares, incluindo as coberturas de edifícios privados, edifícios de propriedade do Município e o remanescente em terrenos na AAE.

Mobilidade Sustentável

Com o principal objectivo de promover a utilização de veículos eléctricos, o Município prevê aderir às metas definidas no PRR em termos da descarbonização e redução das emissões de CO2 através instalação de postos de carregamento de veículos eléctricos (ligeiros e pesados), bem como dar o primeiro passo para a utilização do hidrogénio como fonte de combustível para abastecimento de frotas de pesados. Estão ainda previstas soluções de bike sharing (bicicletas eléctricas partilhadas) por forma a reduzir o congestionamento de trânsito, promover um estilo de vida mais saudável, gerar investimento na economia local e contribuir para a poupança na pegada carbónica.

Reforço da cobertura da AAE com soluções de comunicação 5G

O Município pretende apostar com segurança na digitalização da sua actividade e adopção dos princípios da Indústria 4.0 através da utilização da instalação de infra-estruturas de comunicação e respectivo equipamento de apoio para implementação e fornecimento de rede em 5G, com foco nas redes IoT para cobrir a toda a AAE.

A autarquia de Rio Maior pretende ainda desenvolver intervenções para aumentar a qualidade de serviço de estabilidade energética, bem como potenciar outras medidas activas de prevenção e protecção contra incêndios, aumentando assim o apoio às empresas que se instalem na AAE.

Leia também...

Inscrições abertas para expositores na Feira Nacional dos Frutos Secos de Torres Novas

Estão abertas as inscrições para os expositores interessados em participar na 33.º…

Secretário de Estado visita empresa de Engenharia Metalomecânica em Alcanede

João Correia Neves, secretário de estado Adjunto e da Economia, visitou no…

BE pede audição urgente com ministro por causa dos CTT

O Bloco de Esquerda (BE) fez aprovar, por unanimidade, um requerimento para…

Challenger NERSANT promove a optimização de equipas de trabalho

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém aproxima-se da 23ª…