O Município de Rio Maior assinalou hoje 188 anos do Concelho com uma sessão comemorativa, no cineteatro municipal, na manhã desta quarta-feira (dia 6), durante a qual homenageou com Medalhas de Mérito – Grau Prata, António José Rocha Martins da Silva, Diana Aguiar de Sousa, Arlindo Bernardes Regueira (a título póstumo), e a Retrosaria Casa Marques.

Foi ainda prestada homenagem aos colaboradores da Câmara Municipal que se aposentaram durante o ano de 2023, com diplomas de serviço público entregues a Manuel Pedro Bonifácio Ramos, Paulo José de Oliveira Coelho Pinto, Fernando Pedro Bonifácio Alves Pereira e aos que completaram 30 anos de serviço público, nomeadamente, António Manuel Botão, Ana Margarida Brás Caramelo e Paula Alexandra Soares Tomás.

Numa sessão que contou com as forças vivas da cidade e com a presença do presidente da Câmara de Cantanhede, cidade geminada com Rio Maior, Filipe Santana Dias, presidente do Município, que num “momento de celebração” lembrou “todos os Homens e Mulheres que antes de nós edificaram o Rio Maior que temos a sorte de nos servir, a todos, como ponto de partida para o cumprimento da missão que nos cabe todos os dias da nossa vida. Somos todos nós: Autarquias, Empresas, Serviços Públicos e Privados, Tecido Associativo, ou Cidadãos individuais, responsáveis por honrar e fazer justiça a todos aqueles que nos antecederam no nascimento e desenvolvimento deste nosso querido Concelho”.

O autarca lembrou que “o desenvolvimento de Rio Maior tem sido conquistado ao longo dos anos, com políticas públicas fortes, de desenvolvimento, devidamente acompanhadas por um tecido empresarial pujante e determinado”.

Lamentando a “pequenez da critica destrutiva” que hoje acompanha a política nacional e regional, Santana Dias lamentou que hoje se reduza a actividade política “à conversa de café” e ao “venenoso diz-que-disse”.

“Quando a nossa actividade política se resume a apontar dedos sem apontar caminhos, se não nos importamos de ser, no discurso, carrascos do nosso Concelho ao invés de ser seus embaixadores, creio não ser de estranhar que a população tenha feito, faça e volte a fazer transparecer nos resultados eleitorais a parca confiança que este género de política merece”, afirmou.

Santana Dias, na sua intervenção, destacou a “captação de investimento privado” que considerou “determinante”, no trabalho do seu Executivo Municipal.

Recordou a gestão do parque de negócios de Rio Maior, que permitiu “atrair mais investimento nos últimos cinco anos do que nos 20 que os antecederam”, admitiu.

Salientou a viabilidade financeira da empresa Depomor, participada pelo município, que “permitirá, no curto e no médio prazo, a continuidade da criação de emprego e a geração de riqueza indispensáveis ao crescimento económico do Concelho”, salientou.

O autarca lembrou ainda a melhoria das condições para os alunos do ensino superior em Rio Maior através da construção da Residência de Estudantes Domus Alimni e a obra da Estrada Nacional 114, “desejada pelos riomaiorenses há mais de três décadas” que agora vê a luz do dia, encaixada nos investimentos financiados pelo PRR, com um custo total de aproximadamente 9 ME, em que o município participou na elaboração do projecto.

Usaram ainda da palavra, Isaura Morais, presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior que abriu a sessão e o vereador Adérito Machado da Câmara Municipal de Cantanhade, Município geminado com Rio Maior.

A sessão solene desta manhã, do 188.º aniversário de elevação a concelho, contou ainda com apontamentos de ginástica acrobática, com a cantora riomaiorense Mónica Pires e a Tuna da Universidade Sénior de Rio Maior.

(Ler notícia desenvolvida na edição impressa do Correio do Ribatejo).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…