Rio Maior comemora o seu feriado Municipal a 6 de Novembro, com uma série de iniciativas que pretendem assinalar os 187 anos da elevação a Concelho. Durante três dias (4, 5 e 6 de Novembro), o Município oferece uma programação diversificada para todos os riomaiorenses.

As comemorações arrancaram hoje, sábado, dia 4 de Novembro, com actividades desportivas para toda a família, seguindo-se a inauguração da Exposição António Maia, na Biblioteca Municipal. Às 16 horas, realiza-se a Gala de Acordeão “Eugénia Lima”, no Cineteatro Municipal.

Amanhã, domingo, dia 5 de Novembro, o Encontro Sénior do Concelho de Rio Maior volta a juntar os seniores de todo o concelho, num grande almoço convívio no Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

No dia 6 de Novembro realizam-se as comemorações oficiais do Feriado Municipal, com o hastear da Bandeira na Praça da República, seguindo-se a sessão solene. Ainda da parte da manhã, terá lugar, no Jardim Municipal, uma homenagem aos riomaiorenses, a que se seguirá uma missa solene pelos riomaiorenses já desaparecidos, na Igreja Paroquial.

As comemorações serão encerradas com o espetáculo de teatro “Lar Doce Lar”, com os aclamados actores Maria Rueff e Joaquim Monchique, no Cineteatro de Rio Maior.

“É muito importante honrarmos a nossa história, sendo as comemorações do 6 de Novembro um exemplo disso. No entanto, o nosso foco está também virado para o futuro e para as novas gerações que, depois de nós, continuarão a fazer de Rio Maior um Concelho próspero e vivo”, refere Luís Filipe Santana Dias.

Honrar a história com os olhos postos no futuro

E o futuro, na opinião do autarca de Rio Maior, parece estar assegurado uma vez que regista “com muita satisfação” os jovens a envolverem-se cada vez mais no projeto Orçamento Participativo Jovem (OPJ).

“É com muita satisfação que vejo os jovens a envolverem-se cada vez mais no projeto Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal, através da qual podem activamente participar no processo de decisão dos investimentos públicos municipais na área da Juventude”, elenca.

A edição de 2023 do Orçamento Participativo Jovem de Rio Maior teve a maior número de propostas seleccionadas desde que o projeto se iniciou, em 2016.

No total, estão a votação 12 propostas de projectos apresentados pelos jovens, sendo que o vencedor será conhecido no início deste mês.

O OPJ tem como objectivo promover a participação dos jovens na vida pública, dando-lhes a oportunidade de apresentarem propostas para projetos que consideram ser importantes para o seu concelho, nomeadamente nas áreas da educação, da formação, do desporto, da cultura e das infraestruturas.

O OPJ é ainda uma ferramenta importante para a promoção da participação e da cidadania. Ao permitir que os jovens se envolvam no processo de decisão dos investimentos públicos, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática e inclusiva.

Em 2022, foram seleccionadas nove propostas. O projecto vencedor foi a construção de um campo de street basket no Jardim Municipal, que foi inaugurado em Abril de 2023.

“Recebemos 12 propostas, a maior participação de sempre. É muito gratificante ver a criatividade e envolvimento das novas gerações, propondo projectos com impacto na comunidade. Independentemente do projecto que será escolhido, estão todos de parabéns”, vinca Santana Dias.

“Continuamos a relembrar e a honrar a história, mas temos os olhos postos no presente e no futuro”, reforça.

Leia também...

Tio Jel sobe ao palco do Cineteatro da Chamusca no próximo sábado

Nuno Duarte, mais conhecido por Tio JEL, um nome incontornável da comédia…

FNA 24 abriu portas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou hoje a Feira…

Dia Nacional de Minibasquete em Santarém

A Associação Basquetebol de Santarém em conjunto com Santarém Basket e com…

Viaduto de Santana é prioridade para o executivo municipal do Cartaxo

Pedro Magalhães Ribeiro visitou o local acompanhado por técnicos da autarquia e…