Rio Maior celebrou 189 anos de elevação a concelho hoje, dia seis de Novembro, com uma sessão solene comemorativa e de homenagem aos riomaiorenses, no Cineteatro da cidade e que teve como principais objetivos reforçar o espírito de comunidade, valorizar o património coletivo e servir de tributo à “identidade riomaiorense”.

“Desde a data da sua criação, Rio Maior e os riomaiorenses deram corpo a centenas de páginas de história, escritas com coragem, sacrifício e principalmente com amor à terra”, proferiu Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, no início do seu discurso.

O autarca prosseguiu, evocando a memória de todos aqueles “que ergueram o concelho”.

“Aos homens e mulheres que acreditaram que valia a pena sonhar, que lutaram sem desanimar, que construíram com as mãos, mas principalmente com o coração. Foram eles que nos deixaram um legado que agora nos cabe a todos preservar e fazer crescer”, afirmou.

Filipe Santana Dias destacou também o momento atual vivido pelo concelho, marcado pela “modernização do território, pela captação de investimento e pela melhoria da qualidade de vida dos riomaiorenses”.

Relativamente ao futuro, o presidente da câmara realçou a necessidade de existir “visão, coragem e responsabilidade” para enfrentar os “tempos de mudança” vividos no concelho, considerando ser essencial a ajuda e participação de toda a comunidade.

“Tem sido em conjunto com todos os riomaiorenses que temos continuado a edificar Rio Maior, contruindo e desenvolvendo obras e ações, indispensáveis ao seu desenvolvimento”, sublinhou.

Seis medalhas municipais de mérito entregues

Um dos momentos mais significativos da cerimónia foi a entrega das medalhas municipais de mérito, ato que reconheceu cidadãos e instituições pelo seu exemplo e dedicação ao município.

Ao todo foram distinguidas seis personalidades e instituições, cinco das quais com mérito grau-prata e uma com mérito grau-ouro.

António Vicente Bugalho, foi o primeiro a ser distinguido com a medalha municipal de mérito grau-prata, pelo seu contributo como membro integrante dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior.

“Só quero agradecer a todos os meus companheiros, colegas que me acompanharam durante estes 40 anos e a todos os elementos de comando que me ajudaram”, disse.

Seguiu-se Bernadete Maurício, pelo seu trabalho como professora na Escola Secundária e na Universidade Sénior de Rio Maior, bem como pela sua entrega à educação, à cultura e à cidadania.

“Há quase 40 anos que vivo nesta cidade, nas escolas, e sinto-me muito acarinhada por todos os riomaiorenses”, manifestou.

No que diz respeito a instituições, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), também obteve a distinção de mérito grau-prata pela sua participação “indelével” na história do país e pela constante colaboração com o município de Rio Maior.

Domingos dos Santos, subiu ao palco do Cineteatro, para receber a distinção em nome da Instituição, destacando o “papel fundamental” da agricultura no desenvolvimento da sociedade.

Joaquim da Nazaré Gomes foi outra das personalidades homenageadas, pelo seu trabalho associativo e empresarial, bem como membro da CAP.

“Apesar de ter sido 25 anos comerciante na cidade de Rio Maior, voltei às minhas raízes como agricultor. Agradeço esta homenagem ao meu município”, referiu.

A título póstumo, o engenheiro José Luís Salgado Antunes Barroso foi distinguido pelo legado de dedicação à causa pública e à comunidade. A sua esposa e filhos receberam o prémio pelas mãos do presidente da Câmara.

“O José realmente deu muito da vida dele à causa pública, aqui em Rio Maior”, destacou a esposa.

Por último, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, Paulo Alexandre Ribeiro Cardoso, foi distinguido com a medalha municipal de mérito grau-ouro.

“Quero expressar a minha mais sincera gratidão por este reconhecimento que me enche de um sentimento de realização e orgulho, pela caminhada que percorri até aqui”, disse o comandante, visivelmente emocionado.

Funcionários municipais homenageados pelas décadas de serviço público prestado

Os 189 anos de Rio Maior foram assinalados também com a entrega dos diplomas de serviço público, aos colaboradores da Câmara Municipal, que completaram 30 anos de trabalho e que se aposentaram no ano de 2024, como forma de homenagem pelas décadas de serviço público prestado à comunidade.

Judite Leitão, Margarida Coelho, Sandra Martins, Ana Marcelino, Eduarda Santos, Maria Simão e Jaime Sousa foram os colaboradores distinguidos por terem completado 30 anos de serviço.

Já Vítor Martins, Maria Santos, António Martins, Maria Salgado, Maria Barreira, Maria da Silva, Maria Martins, Jaime Santos e Maria Gaspar foram os funcionários municipais aposentados distinguidos.

*Leia a notícia completa na edição impressa de 14 de Novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Santarém na ‘short list’ das localizações para o novo aeroporto

A Comissão Técnica Independente (CTI) que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa decidiu considerar nove localizações para a construção do…

Detido em flagrante por furto de metais não preciosos na Golegã

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Golegã, ontem, dia 01 de Outubro, deteve em flagrante delito, um homem…

Mação aprova orçamento para 2025

A Câmara Municipal de Mação aprovou, com o voto favorável do PSD e o voto contra do PS, um orçamento de 21,1 milhões de…

Questão demográfica é o grande desafio ao desenvolvimento de Constância

Conferência “Crescimento e Sustentabilidade na região de Constância”.